A Universidade Federal do Pará (UFPA) outorgou o grau da turma de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens realizada, desde 2016, em Abaetetuba, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). Esta foi a última turma do curso ofertada pelo programa. Vinte formandos participaram da cerimônia no auditório do campus da UFPA em Abaetetuba. Com esta formatura, o município chegou a 22 turmas da UFPA concluídas pelo Parfor, atribuindo o grau de licenciatura para 639 professores. Quatro turmas continuam ativas no município: Artes Visuais, Letras – Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogia.
"A gente lida com aquilo que é mais bonito da pessoa, que é o 'aprender'. A formação tem um papel estratégico na vida das pessoas, porque você começa mudando você mesmo, muda o entorno com os familiares, muda o município, muda nosso Estado e muda nosso país", disse o professor Gilmar Pereira da Silva, vice-reitor da UFPA, representando a Instituição no evento.
Durante seu discurso, o vice-reitor parabenizou os formandos e comentou os números atingidos pela UFPA no interior do Estado. "A formatura é também um momento de a gente prestar contas. Nós somos uma universidade que tem 12 campi, que tem 50 mil alunos. Desses 50 mil, mais de 8 mil fazem mestrado e doutorado, o restante faz a graduação. Essas pessoas estão divididas em mais de 76 municípios do Pará, só o Parfor está em 66", disse o professor.
De acordo com dados de outubro de 2019, mais de 14 mil professores da Educação Básica já ingressaram nas 421 turmas de 21 cursos de licenciatura promovidos pelo Parfor UFPA em 66 municípios do Pará. Mais de 8.650 professores já receberam o título de licenciatura nos cursos ofertados por meio do programa e 2.298 continuam vinculados às 59 turmas ativas em 30 polos.
Nos dias 24 e 25 de outubro, o campus da UFPA em Belém recebe a cerimônia de comemoração dos 10 anos do Parfor, que contará, ainda, com o lançamento de livros relacionados ao programa e do relatório de 10 anos do Parfor na UFPA, apresentando os números exitosos da política de formação docente.
Formatura – "Sabe quando tu te sentes plena, realizada, com poderes? É assim que eu me sinto", disse a professora Kátia Maria Ferreira dos Santos, a respeito da cerimônia de formatura. Mesmo já sendo graduada em uma universidade particular e atuando como professora há 17 anos, ela considerou um privilégio a participação em uma turma do Parfor.
"É um despertador de sonhos, né? Porque a gente, como professor, já tem uma base. A licenciatura integrada veio pra deslanchar tudo isso que eu já tenho em mente, como eu me comportava em sala de aula, do jeito que eu era como professora, fui me adaptando, me melhorando. Foi um excelente curso", celebrou a professora.
Segundo o professor Edivandro da Silva Ferreira, seus alunos do Ensino Fundamental já perceberam melhorias em suas aulas durante sua formação pela UFPA. "Para eles, é novo, porque a gente pega o que os doutores da UFPA vêm trabalhar com a gente e passa da melhor maneira possível pra eles", conta.
"Estávamos trabalhando, antes, metodologias ultrapassadas e, hoje, não. Estamos melhorando não só a nossa carreira como professores, mas também o aprendizado de nossos alunos. A gente senta com os alunos, faz aquela roda de conversa e está socializando melhor com eles a aprendizagem", detalha Edivandro.
Dilva Barbosa de Oliveira tem 16 anos de atuação como professora, mas, hoje, atua como agente de saúde concursada do município. A vontade de voltar à sala de aula motivou Dilva, que mora na zona rural de Abaetetuba e pedalava diariamente por um trecho de cerca de 3km para comparecer às aulas do curso no campus da UFPA no município.
"Eu sinto saudade, porque o meu sonho era ser professora. E esse curso veio me ajudar bastante, eu praticava em sala de aula. Há dois anos que eu não estou em sala de aula e quero continuar desenvolvendo o que eu aprendi com meus professores do Parfor, que me incentivaram bastante", afirma.
O coordenador do curso no Parfor, Wilton Rabelo Pessoa, comemorou a possibilidade de levar para o interior do Estado a formação em um curso novo na UFPA. "A gente conseguiu chegar até professores e professoras que trabalham em escolas multisseriadas, em escolas da área rural, escolas ribeirinhas, que não teriam acesso a essa formação se não fosse por um programa como o Parfor", comenta.
Para Wilton, o diferencial do curso, e o seu maior benefício para a Educação Básica nos municípios, é mostrar que é possível ensinar Ciências e Matemática desde os primeiros anos de escolaridade, de forma integrada à alfabetização dos alunos.
"É a vocação desse curso. A gente fez esse curso com a intenção de contribuir com a formação de professores para os anos iniciais nas áreas de Matemática, Ciências e Português, áreas que, no Brasil, a gente precisa avançar mais na aprendizagem dos alunos", reflete o coordenador.
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Texto e Fotos: Alexandre Yuri Nascimento – Ascom Parfor