UFPA abre inscrição para o Cadastro Geral de Assistência Estudantil – CADGEST 2024

A inscrição no CADGEST é indispensável para o acesso aos auxílios, aos serviços e às bolsas da Assistência e Acessibilidade Estudantis da UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), iniciou o período de inscrição para discente de Graduação no Cadastro Geral de Assistência Estudantil (CADGEST) por meio do Edital Nº 03/2024/SAEST/UFPA. A inscrição poderá ser realizada por meio do Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (Sigaest), no período de 19 de fevereiro a 27 de março de 2024.

O CADGEST é a plataforma de análise da condição socioeconômica de estudantes da UFPA em situação de vulnerabilidade, para a concessão de auxílios, bolsas e serviços de Assistência e Acessibilidade Estudantis da UFPA. Somente discentes inscritas(os) e consideradas(os) aptas (os) no CADGEST poderão solicitar os benefícios financeiros diretos, indiretos e de moradia estudantil.

Como se inscrever – Para se cadastrar, é necessário criar uma conta no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (Sigaest). Após esse procedimento, deve-se realizar o acesso com o CPF, clicar na aba CADGEST, ler o edital, preencher o questionário e enviar todos os documentos de acordo com o grupo familiar da(o) solicitante, conforme o disposto no Edital Nº 03/2024/SAEST/UFPA. Os grupos familiares são: geral, indígena, quilombola, populações tradicionais, pessoa com deficiência, estrangeiros, imigrantes, refugiados, apátridas e/ou vítima de tráfico de pessoas.

O envio de todos os documentos solicitados no edital é imprescindível para que a(o) discente seja deferida(o) e apta(o) a participar dos programas de Assistência Estudantil da UFPA. Para reunir os documentos a serem enviados, as(os) candidatas(os) devem, primeiramente, observar o grupo social a que pertencem. Depois desse procedimento, é importante reunir todos os documentos referentes àqueles que compõem esse grupo social, incluindo a(o) discente e todas as pessoas do grupo familiar a que a(o) discente está vinculada(o).

Mais informações sobre como enviar os documentos estão disponíveis nas cartilhas produzidas pela Saest.

Serviço:

Inscrição Cadastro Geral de Assistência Estudantil 2024

Período: 19 de fevereiro a 27 de março de 2024

Plataforma Sigaest

Tutorial sobre como se inscrever no CADGEST

Tutorial sobre como enviar declaração de ausência de extratos bancários

Declaração de ausência de extratos bancários

Declaração de ausência de extratos bancários (Indígenas e Quilombolas)

TEXTO: Assessoria Saest/UFPA

ARTES: Assessoria Saest/UFPA