A Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza, no período de 16 de dezembro a 21 de janeiro, a pesquisa anual sobre seus canais oficiais de comunicação. A iniciativa é conduzida pela Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom/UFPA) e está disponível por meio de formulário on-line.
A pesquisa tem como objetivo coletar a opinião das(os) usuárias(os) dos canais oficiais da Universidade, a fim de subsidiar o aprimoramento das estratégias, dos fluxos e das ferramentas de comunicação institucional, fortalecendo a relação da UFPA com seus públicos internos e externos.
Com base nos dados obtidos, a Ascom/UFPA poderá conhecer o perfil do público que acompanha os canais oficiais da Universidade e identificar oportunidades de melhoria para qualificar o acesso à informação e a divulgação das ações acadêmicas, administrativas, científicas e extensionistas da Instituição.
Além da página institucional, a pesquisa contempla a avaliação dos perfis oficiais da UFPA nas redes sociais Facebook e Instagram, do serviço de mensagens por mala direta Divulga e do jornal de divulgação científica Beira do Rio, em suas versões impressa e digital.
Sobre a Ascom/UFPA – Vinculada à Reitoria, a Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA é responsável pelo planejamento, pela coordenação e pela execução das políticas e ações de comunicação e marketing da Universidade, nos âmbitos interno e externo. A Ascom é composta pela Coordenadoria de Imprensa e Informação (CII), Coordenadoria de Web e Redes Sociais (CWR), Coordenadoria de Divulgação Científica (CDC) e Coordenadoria de Marketing e Propaganda (CMP).
Além da gestão dos canais oficiais de comunicação da UFPA, a Ascom/UFPA atua no atendimento à imprensa realizando a recepção e o encaminhamento de demandas relacionadas a entrevistas com dirigentes e pesquisadores, bem como solicitações de informações institucionais.