Servidores que ingressaram nos últimos concursos públicos para docentes e técnicos-administrativos da Universidade Federal do Pará participaram, no período de 12 a 14 de setembro, de uma programação especial de acolhimento institucional. A cerimônia de abertura ocorreu na quarta-feira, dia 12, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas, no campus de Belém.
Por meio de palestras e mesas-redondas, eles tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho de gestão acadêmica e administrativa, os programas de atenção à saúde, de capacitação e de apoio à qualificação, direcionados a docentes e técnicos, além da perspectiva de desenvolvimento na carreira. A programação também inclui atrações artísticas e dinâmicas de integração.
O Acolhimento Institucional, organizado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep/UFPA), é direcionado aos servidores admitidos nos últimos 12 meses, entre docentes e técnicos, com a oportunidade, durante os três dias de programação, de interagir e conhecer melhor a Instituição.
Durante a cerimônia de abertura, o reitor falou aos novos servidores sobre as oportunidades que eles vão encontrar, do ambiente de trabalho e da riqueza de conhecimentos que a Universidade oferece a todos que a integram. "É uma alegria recebê-los nesta instituição e também é um motivo de grande expectativa para nós. Vocês estão entrando em uma Instituição que é muito dinâmica e estamos sempre buscando realizar objetivos que são audaciosos pela importância que a Universidade tem para a sociedade", pontuou o reitor.
As boas-vindas também foram transmitidas pelos pró-reitores de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Raimundo Almeida; de Administração (Proad) em exercício, Jorge Rodrigues Nogueira; de Planejamento (Proplan), Raquel Trindade; de Ensino de Graduação (Proeg), Edmar Costa; de Extensão (Proex), Nelson de Souza Junior; de Relações Internacionais, professora Bernadete Couto, na ocasião representando a professora Iracilda Sampaio; e pela diretora de Pesquisa, Germana Sales, na ocasião representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Rômulo Simões.
Curso de Formação Inicial – O acolhimento ocorreu nos dias 12 e 13 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no auditório do ICJ, e no dia 14, no auditório do Centro de Capacitação (Capacit), das 9h às 12h e das 14h às 16h. O evento corresponde à parte presencial do curso de Formação Inicial na Carreira Pública.
O segundo momento do curso será ministrado na modalidade a distância, no período de 1° de outubro a 31 de dezembro, por meio da Plataforma Moodle. As inscrições são realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos, disponível no Portal da UFPA. O certificado será liberado após a conclusão da etapa EAD.
Compromisso – Fazer parte de uma instituição como a UFPA é motivo de muito orgulho para a servidora Iane Batista. Ela foi aprovada no último concurso para docente e está lotada na Faculdade de Arquivologia. Sua trajetória na Universidade iniciou nos anos 90, como estudante de História e, depois, bolsista Pibic. Agora, como servidora, reconhece o compromisso que assumiu com a Instituição. "Eu me sinto feliz e realizada por estar contribuindo com a construção de conhecimento e poder dar um retorno para a sociedade, que é quem mantém esta instituição com seus impostos."
A servidora Larissa Carvalho ingressou há três anos na UFPA como assistente em Administração. Em junho de 2018, prestou novo concurso público, desta vez para o cargo de Administrador. Recentemente, assumiu o desafio profissional de fazer parte de um Programa de Qualificação do ensino superior, no qual terá a missão de administrar uma subunidade acadêmica. "O Programa GestQuali representa um desafio, tendo em vista que envolve a mudança de cultura de gestão administrativa, e eu estou muito feliz por voltar a casa."
Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes