A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi selecionada no Resultado Final do Edital nº 3/2025 do Ministério da Educação (MEC), que institui o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral (Prilei). O resultado reconhece a atuação da UFPA como referência na formação docente na Amazônia e marca mais um passo na expansão da oferta de cursos de licenciatura presencial.
Na Região Norte, a proposta foi liderada pela UFPA e conta com a parceria da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Universidade Católica de Brasília (UCB). O projeto prevê a criação de novas turmas de licenciatura voltadas à formação de professores, alinhando-se às metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e contribuindo para a valorização e o fortalecimento da carreira docente na Educação Básica.
O Edital do Prilei selecionou seis redes em todo o país, entre nove propostas submetidas, prevendo a oferta de até 2.880 vagas em cursos de licenciatura presencial distribuídos por 18 Instituições de Ensino Superior. De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), a UFPA ofertará 160 vagas, distribuídas em quatro turmas nos Campi de Capanema, Cametá, Breves e Tucuruí, nas áreas de Química, Biologia e Pedagogia.
“Mantivemos um diálogo multicampi com base nas principais demandas na formação de professores, e nossa articulação com as faculdades e gestores municipais apontou os cursos a serem ofertados nas áreas de Química, Biologia e Pedagogia. As três universidades envolvidas ofertarão 480 vagas, em editais específicos, sendo 160 para cada instituição. Essa será uma excelente oportunidade de formação para professores da Educação Básica que atuam em determinada área, sem formação específica”, explica a pró-reitora de Graduação da UFPA, Lucilena Gonzaga.
A aprovação no Prilei representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela UFPA na promoção da interiorização e na articulação de políticas educacionais voltadas à Amazônia. Segundo o reitor, Gilmar Pereira da Silva, a conquista fortalece a educação pública e a formação de profissionais qualificados para atuar em contextos diversos da região.
“Esse reconhecimento pelo MEC demonstra a importância e a capacidade de a UFPA articular políticas estratégicas voltadas para a região amazônica, uma das mais desafiadoras no campo da Educação no país. Com isso, a Universidade confirma seu papel na formação de professores, valorizando esses profissionais, fortalecendo a interiorização do ensino superior e ampliando oportunidades para os estudantes da região”, destacou o reitor.
Os editais específicos de seleção para ingresso nos cursos vinculados ao Prilei estão em fase de elaboração e serão publicados nos próximos meses pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. A previsão é que as turmas tenham início em 2026, fortalecendo as ações de formação docente nos territórios atendidos e ampliando o impacto social e educacional da UFPA na Amazônia.