Mais uma ação da Cátedra João Lúcio de Azevedo foi lançada pela Universidade Federal do Pará por ocasião da visita a Belém da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Ferreira Milheiro Nunes, e do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos. Em reunião da comitiva portuguesa com a UFPA, foi apresentado o Projeto “A Camiliana e Outras Coleções Arquivísticas e Bibliográficas Luso-Amazônicas: Valoração, Acesso e Divulgação do acervo do Grêmio Literário Português”. O encontro foi realizado na última segunda-feira, 18 de outubro, na sede social do Grêmio Literário e Recreativo Português.
Participaram do encontro o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Ferreira Milheiro Nunes; o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos; a vice-cônsul de Portugal no Brasil, Maria Fernanda Granja Gonçalves Pinheiro; o presidente, em exercício, do Grêmio Literário e Recreativo Português, Valmor Córdova; o diretor da Biblioteca do Grêmio, Joaquim João; a professora Maria de Nazaré Sarges, coordenadora da Cátedra “João Lúcio de Azevedo” (Camões, I.P. | UFPA) e coordenadora geral do projeto lançado; além de outros integrantes das comitivas da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Embaixada de Portugal.
O projeto foi uma das ações estabelecidas a partir do novo protocolo de cooperação entre a UFPA e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.), assinado em maio deste ano em visita do embaixador Luís Faro Ramos à UFPA.
O lançamento foi anunciado pelo reitor Emmanuel Tourinho, que também destacou várias ações realizadas desde a criação da Cátedra “João Lúcio de Azevedo” (Camões, I.P. | UFPA) e celebrou o fortalecimento da parceria: “A UFPA tem intensa interação científica e cultural com instituições e pesquisadores portugueses e tem avançado em iniciativas de cooperação. Projetos, publicações, exposições, concertos, entre outras ações, já foram desenvolvidas e estão planejadas. Somos também parceiros do Grêmio Literário e Recreativo Português desde a criação da Universidade. Para nós, essas cooperações são muito valiosas e geram muitas oportunidades de formação científica e cultural para nossa comunidade acadêmica e para a sociedade paraense como um todo”.
Como fruto da cooperação, o reitor também anunciou a realização, em agosto de 2022, do Seminário Internacional de Celebração do Centenário de Nascimento de José Saramago.
A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Ferreira Milheiro Nunes, celebrou a interação entre comunidades portuguesas e brasileiras e reforçou o interesse do governo português em apoiar iniciativas que promovam a língua e as culturas portuguesas. Já o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, destacou que, cada vez que visita Belém e a UFPA, são estabelecidas e anunciadas novas atividades de cooperação, que avalia como muito positivas na parceria com a Universidade.
O projeto – O Projeto “A Camiliana e Outras Coleções Arquivísticas e Bibliográficas Luso-Amazônicas: Valoração, Acesso e Divulgação do acervo do Grêmio Literário Português” será coordenado pela professora Maria Nazaré Sarges e pelo professor Aldrin Moura de Figueiredo. O acervo bibliográfico a ser estudado, abrigado na Biblioteca Fran Pacheco, do Grêmio, marca a história de imigrantes portugueses e a própria história de Belém do final do século XIX e início do século XX.
A ideia é iniciar a pesquisa pela Coleção Camiliana, que contempla quase 700 itens entre obras do escritor português Camilo Castelo Branco, correspondências do escritor e produções sobre sua vida e obra.
O estudo prevê a consulta às obras originais e a comparação entre o acervo físico e a catalogação existente na biblioteca. Posteriormente será feita nova catalogação das obras, fotografia das capas, identificação das características particulares de cada obra e elaboração de um banco de dados, incluindo as capas digitalizadas.
Cátedra “João Lúcio de Azevedo” – A Cátedra “João Lúcio de Azevedo” (Camões, I.P. | UFPA) foi criada oficialmente em setembro de 2017 e instalada em 2018, sendo a primeira Cátedra do Camões, I.P. na Amazônia. Seu nome homenageia o historiador lusitano João Lúcio de Azevedo, reconhecido por sua atuação na região amazônica. Com sede física no Centro de Internacionalização da UFPA, a Cátedra atua na promoção de estudos e atividades acadêmicas e culturais junto a instituições da comunidade portuguesa no Pará, para a valorização da história e das artes luso-brasileiras. Em outubro de 2019, a UFPA recebeu a Reunião Anual das Cátedras do Camões, I.P. no Brasil, que foi realizada pela primeira vez em Belém, no prédio do Mercedários|UFPA.
Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes | Ascom-UFPA