menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

UFPA apresenta ações para a saúde emocional dos estudantes durante período de Ensino Remoto Emergencial

"Serviços

Em resposta à crescente demanda em serviços de atendimento psicológico por parte dos estudantes, a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), criou uma série de ações com o objetivo de contribuir para o bem-estar emocional das alunas e dos alunos.

Com a chegada da pandemia da Covid-19, vários serviços, antes prestados presencialmente, passaram a ser realizados em formato remoto e outros foram criados para que os estudantes pudessem continuar sendo atendidos sem precisar sair de casa, com a manutenção da saúde no período de Ensino Remoto Emergencial.

Plantão videochamada– Entre essas ações, encontra-se o Plantão Psicológico, um serviço de escuta qualificada coordenado pela professora Patrícia do Espírito Santo, da Faculdade de Psicologia. Logo no início da suspensão das atividades presenciais na UFPA, o Plantão passou a funcionar com atendimento via telefone. Este formato já foi encerrado e, a partir de 15 de setembro de 2020, passará a ser ofertado por meio de videochamada. Os alunos vão marcar o horário para o atendimento pelos números de Whatsapp 981840694 e 985494192, nos dias de segunda-feira, das 14h às 17h, e de terça-feira, das 8h30 às 12h.

Acolhimento via Chat- Outro serviço criado, com início das atividades marcado para o próximo dia 15 de setembro, será o atendimento virtual de acolhimento psicoeducacional no site da Saest. É voltado para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica já vinculados a programas da Saest que estejam com alguma dificuldade emocional que possa interferir nos estudos. Vai funcionar em formato de Chat on-line em que o aluno acessa, identifica-se por meio do número de matrícula e pode conversar com as psicólogas da Superitendência de Assistência Estudantil. Vai estar disponível de segunda a quinta-feira, no horário das 9h às 12h, no site http://saest.ufpa.br/portal/

Estudantes com deficiência-  A inserção dos alunos com deficiência no Ensino Remoto Emergencial trouxe novas exigências psicoeducacionais para a inclusão.  Para esses alunos, a Saest dispõe de um serviço especializado de acompanhamento com a psicóloga Natália Almeida, da Coordenadoria de Acessibilidade. O atendimento é destinado para questões relacionadas com a adaptação das disciplinas e atividades acadêmicas à deficiência dos alunos. O acompanhamento pode ser solicitado pelo e-mail saest-coacess@ufpa.br, tanto por estudantes quanto por professores e técnicos.

Cartilha para professores- Em parceria com a Faculdade de Psicologia, por meio do Projeto Roda Vida, coordenado pela professora Aline Beckmann, está sendo lançada uma cartilha on-line, com orientações sobre saúde mental dos estudantes para as Unidades e Subunidades Acadêmicas.  O objetivo é contribuir para que esses setores possam identificar demandas de cunho emocional e psicológico e orientar os alunos com indicação de serviços em que possam buscar acolhimento e acompanhamento. Acesse a cartilha http://saest.ufpa.br/portal/images/Documentos/CartilhaRodaVida.pdf

Para o superintendente de Assistência Estudantil, professor Ronaldo Araújo, todas as ações de oferta de saúde emocional aos estudantes, durante o período de ensino remoto, é um esforço para que esta nova forma emergencial de ensino seja realizada com a inclusão dos alunos em vulnerabilidade. “Nossa preocupação vai além do fornecimento de auxílios emergenciais, como o Auxílio Alimentação e o Auxílio de Inclusão Digital, que garantem os equipamentos tecnológicos para o ensino remoto. É muito importante que nossos alunos estejam bem de saúde emocional para esta nova jornada de atividades acadêmicas.     Por isso estamos adaptando nossos serviços para que a participação dos alunos no Ensino Remoto Emergencial seja com qualidade, com cuidado da saúde e com a proteção da vida”.

Para saber mais, acesse Saest/UFPA http://saest.ufpa.br/portal/

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Saest/UFPA

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo