menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

UFPA aprova editais de seleção para povos tradicionais da Amazônia

"Povos

Uma nova chance para quem quiser ingressar na Universidade Federal do Pará (UFPA) ainda em 2019. Mas ela é apenas para quem é indígena, quilombola ou integrante de comunidades e povos tradicionais. Nesta quarta-feira, 17, a Universidade aprovou os editais de dois processos seletivos e as inscrições já começam nesta semana.

De 19 de abril até 3 de maio, a UFPA inscreve para o segundo processo seletivo especial de 2019 (PSE 2019-2). O concurso oferta 45 vagas para o curso especial de Etnodesenvolvimento da UFPA. Para se candidatar a essa graduação sediada em Altamira, no sudoeste do Pará, é preciso comprovar ser integrante de povos indígenas e populações tradicionais.

O certame possui três etapas. A primeira é eliminatória e analisa os documentos apresentados pelos candidatos. Os que tiverem aprovação documental farão uma prova de redação no dia 2 de junho. Candidatos aprovados na redação passarão por entrevistas individuais entre os dias 17 e 18 do mesmo mês.

O segundo edital aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) é o de Mobilidade Acadêmica para Ações Afirmativas (Mobaf). Ele permite que alunos aprovados em Processos Especiais para Indígenas e Quilombolas possam “trocar de curso”.

As inscrições para essa seleção ocorrem de 23 de abril até 6 de maio. São 242 vagas em 75 cursos ofertados. Para parte das vagas, o ingresso é já no dia 21 de agosto deste ano, mas a maioria dos aprovados no certame deve começar a estudar apenas em março de 2020, com as novas turmas de calouros.

Todas as inscrições são gratuitas e feitas on-line no site de Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps). De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), Edmar Costa, esses processos seletivos “são ações para incentivar a entrada, a participação e a permanência de estudantes indígenas, quilombolas e integrantes de populações tradicionais na Universidade, o que torna mais plural a própria UFPA.”

Serviço:
>> Inscrições para o PSE 2019-2
45 vagas para o curso de Etnodesenvolvimento em Altamira
Inscrições de 19/04 a 03/05

>> Mobaf 2019
Mobilidade Acadêmica para Ações Afirmativas da UFPA
152 vagas em 75 cursos
Inscrições de 23/04 a 06/05

Informações e inscrições no site do CEPS

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução/Google

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo