Para proporcionar uma formação de qualidade aos profissionais e aos estudantes da área de Medicina Veterinária, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA aprovou a abertura do mais novo Curso Semipresencial de Especialização em Endoscopia e Videocirurgia Veterinária, que será ofertado pelo Instituto de Medicina Veterinária (IMV), em parceria com a Impulsione Vet, no Campus Universitário de Castanhal. A novidade tem como intuito promover um ensino de qualidade a fim de formar especialistas capacitados que supram as necessidades do mercado e realizar a transferência de conhecimentos para fora da universidade.
Com a proposta de reunir docentes preparados para repassar seus conhecimentos aos médicos veterinários e aos pesquisadores que desejam adquirir habilidades específicas nas áreas da Videocirurgia e Endoscopia Digestiva, Laparoscópica, Otológica, Respiratória, Toracoscópica e Urinária, a nova especialização ofertada pela UFPA possibilitará aos estudantes métodos de aprendizado baseados na ética, no planejamento, no trabalho em equipe e, principalmente, na modernização.
“Será uma pós-graduação inovadora, com metodologia especialmente trabalhada para profissionais que já se encontram no mercado de trabalho, que tenham dificuldade de se ausentar de suas cidades e da sua rotina, mas mantendo um conteúdo completo para formação, com embasamento teórico elevado, treinamento prático em modelos anatômicos, vivência em práticas on-line e vivência hospitalar de imersão”, explica o diretor do IMV da UFPA, Pedro Paulo Teixeira.
Os prazos para a realização da inscrição no Curso Semipresencial de Especialização em Endoscopia e Videocirurgia Veterinária ainda estão em fase de definição, mas a pré-matrícula já está disponível por meio do formulário presente no site do Impulsione Vet.
Sobre o IMV – O Instituto de Medicina Veterinária da UFPA foi criado em 2011, com o objetivo de buscar a formação profissional e a excelência nos serviços oferecidos à comunidade em área cedida, por meio de um Termo de Cooperação Técnica celebrado entre o IFPA e a UFPA, ambos Campus Castanhal. Além de sua estrutura administrativa, o instituto também conta com uma Faculdade de Medicina Veterinária, um Hospital Veterinário, três Programas de Pós-Graduação, três Programas de Residência Médica, 12 Laboratórios de Pesquisa, Ensino e Extensão, uma Biblioteca Setorial, um Laboratório de Informática, um espaço de convivência e alimentação e um órgão suplementar.
“A abertura deste curso representa muito para o IMV, uma vez que dará uma repercussão nacional e internacional para nossa unidade e para a UFPA como um todo. As áreas de Endoscopia e Videocirurgia são umas das mais modernas do mundo, e mostrar que uma unidade do interior da Amazônia tem um potencial de fornecer o ensino e transferir tecnologia desse patamar será muito gratificante”, conclui o diretor do IMV.