A Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou resolução que estabelece o novo regimento eleitoral para a escolha da representação das servidoras e dos servidores técnico-administrativas(os) em educação na Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CIS/UFPA).
A atualização normativa atende a uma demanda apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (Sindtifes/PA), que solicitou a modernização das regras eleitorais como forma de fortalecer a participação da categoria nas políticas institucionais e contribuir para a reativação da comissão.
A resolução foi homologada pelo Conselho Superior de Administração (Consad), por meio de proposta elaborada pela Diretoria de Planejamento da Força de Trabalho e Desempenho (Diplad), vinculada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep). O novo regimento consolida e atualiza as normas que orientam o processo de escolha da CIS, conferindo maior clareza e segurança jurídica ao disciplinar as etapas do pleito, a composição da comissão e os procedimentos de votação.
Para o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, a renovação do regimento eleitoral é fundamental para o fortalecimento da participação institucional. “A atualização do regimento eleitoral e a reativação da CIS fortalecem a participação democrática e os mecanismos institucionais de valorização dos servidores técnico-administrativos. É um passo importante para manter a Universidade alinhada às demandas atuais e comprometida com uma gestão participativa”, afirmou.
A CIS é a instância interna responsável pela supervisão da implementação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação no âmbito da UFPA. Composta por servidoras e servidores técnico-administrativas(os), a comissão tem como atribuições acompanhar, orientar, fiscalizar e avaliar a execução do plano de carreira, além de propor à Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC/MEC) eventuais alterações para o seu aprimoramento.
A revisão do regimento eleitoral reforça essas atribuições e contribui para o fortalecimento da atuação da CIS no cotidiano da gestão universitária, ampliando a participação da comunidade técnico-administrativa e assegurando maior transparência aos processos institucionais.
O pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Pastana, também destacou a relevância da aprovação do novo regimento. “A nova resolução reafirma o compromisso institucional da UFPA com a valorização de seus profissionais e com a modernização contínua de seus instrumentos normativos, promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento da carreira”, afirmou.
O pró-reitor ressaltou, ainda, que a reativação da CIS ocorre em um momento estratégico. “Desde 2024, a UFPA integra, com a UFRN e a UFBA, o seleto grupo de instituições que compõem a Comissão Nacional de Supervisão da Carreira no âmbito do MEC, representando os servidores técnico-administrativos em educação de todo o país”, completou.
