UFPA assina Acordo de Cooperação Técnico-Científica com instituição francesa atuante na área de sistemas agrícolas

A Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad) da França assinaram, no último dia 25 de novembro, um acordo de cooperação internacional com o propósito de instituir programas de colaboração acadêmica, científica e cultural entre as duas instituições. O acordo terá a duração de cinco anos a contar da data de assinatura.

A assinatura do acordo contou com a participação do reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; do diretor do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF/UFPA), Luis Mauro Santos Silva, e do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA), Armin Mathis; além da professora Lívia Navegantes, do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA/UFPA); e dos pesquisadores franceses que representaram o Cirad, Emilie Coudel e Raphael Marichal.

“Nossa UFPA é uma universidade multicampi e gosto sempre de lembrar que, geograficamente, fazer a universidade na Amazônia é ter essa disposição de pensar o território em sua totalidade, considerando suas contradições, realidades em diferentes dimensões, sendo muito importante também conviver com pessoas que têm outra leitura de universidade e de mundo, para que possamos estudar juntos e ter um olhar estratégico para a nossa gente”, ressaltou o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, no ato da assinatura do acordo de cooperação.

O Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement tem como especialidade o investimento em pesquisas que envolvam a população agrícola de regiões tropicais. Entre os seus objetivos, está o estudo de campo como forma de pesquisar e trabalhar, com os agricultores locais, soluções para os desafios que envolvem a produção alimentar, a preservação do meio ambiente, a proteção da biodiversidade e o desenvolvimento social diante do atual cenário de crise climática e ambiental. Por esse motivo, a parceria realizada com a Universidade Federal do Pará ocorre por meio do INEAF e do NAEA, duas unidades estratégicas com trajetórias voltadas às demandas da população da Amazônia.

“Nós temos uma parceria que traz, junto, os agricultores e os movimentos sociais; nela a gente não vem como pesquisadores franceses, e sim como parceiros para trabalharmos juntos. Assim, com toda essa troca e a união de olhares diferentes, a gente aprende muita coisa e vamos crescendo juntos. A Amazônia tem muito a ensinar para o mundo em termos de como se pensar esse desenvolvimento e achar outros caminhos”, lembrou a pesquisadora francesa Emilie Coudel, que vem atuando em grupos de pesquisa na Amazônia brasileira desde 2011.

Agora, com o novo acordo assinado, UFPA e Cirad poderão trabalhar juntos na oferta de regime de Cotutela Internacional para a defesa de Tese de Doutoramento, na promoção de intercâmbio para docentes e pesquisadores; no fomento de atividades de ensino, pesquisa e extensão para estudantes de graduação e pós-graduação e no desenvolvimento de pesquisas e publicações conjuntas, entre outras ações.

“Temos uma parceria histórica com o Cirad, por meio da qual já recebemos e enviamos vários estudantes não só da pós-graduação, mas também da graduação. Agora, com este gesto (assinatura da cooperação), a gente amplia ainda mais essa relação com nossos parceiros e, por meio desse convênio, outras possibilidades se abrem de colaboração oficial”, finalizou a pesquisadora do INEAF, Lívia Navegantes.

Para quem desejar obter mais informações sobre as ações que serão desenvolvidas por meio dessa parceria, é possível acompanhar as notícias na página do Grupo de Pesquisa Refloramaz.

TEXTO: Maissa Trajano - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Alexandre de Moraes

Relação com os ODS da ONU:

ODS 2 - Fome Zero e Agricultura SustentávelODS 4 - Educação de QualidadeODS 11 - Cidades e Comunidades SustentáveisODS 12 - Consumo e Produção ResponsáveisODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo