A Universidade Federal do Pará foi sede, na última sexta-feira, dia 19 de setembro, do lançamento do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS) no estado do Pará. O evento celebrou o convênio firmado entre a UFPA, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Emprego e Renda (Seaster) e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), com o objetivo de formar profissionais, gestores e conselheiros que atuam na política de assistência social em todo o Pará.
O lançamento do programa contou com a presença de autoridades das instituições participantes do convênio, em nível tanto federal quanto estadual, incluindo representantes das 12 Regiões de Integração do Pará, conselheiros e profissionais da assistência social.

“O Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social – CapacitaSUAS é uma iniciativa voltada para o fortalecimento da política de assistência social. O objetivo central do CapacitaSUAS é promover a educação permanente dos trabalhadores, gestores e conselheiros do Sistema Único de Assistência Social, municipais e estaduais, ampliando conhecimentos, habilidades e práticas, para que o atendimento à população em situação de vulnerabilidade seja cada vez mais qualificado, humanizado e efetivo”, demarcou o atual secretário estadual de Assistência Social, Sistema Único de Assistência Social, Inocêncio Gasparim.
Anfitrião do evento, o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, aproveitou o lançamento do programa para ressaltar o papel de protagonismo da instituição no desenvolvimento de políticas públicas de assistência social não somente no âmbito interno, mas também no âmbito estadual e da região amazônica, como um todo.

“Na UFPA, temos um compromisso histórico com a formação de profissionais que atuam diretamente na construção e na implementação de políticas públicas, por isso essa iniciativa conjunta representa não apenas o reconhecimento da nossa capacidade técnica e científica, mas também a confiança de que a produção de conhecimento que aqui realizamos pode contribuir de forma efetiva para qualificar os serviços prestados à população. É uma ação inspiradora porque fortalece o papel social da Universidade, garantindo que a ciência e a educação estejam cada vez mais próximas das necessidades reais da sociedade”, pontuou o reitor da UFPA, ressaltando a importância das parcerias institucionais para a construção de políticas públicas.
Como participar do programa – De acordo com o professor da UFPA Ari Loureiro, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do programa no Pará, o CapacitaSUAS oferecerá três cursos, todos ministrados por professores da Universidade Federal do Pará, com o início das formações marcado para o mês de novembro e cursos lecionados em 16 municípios-polo.
“O nosso objetivo é trazer a especificidade da Amazônia para esse contexto. Porque há uma grande desigualdade socioterritorial na Amazônia e políticas ainda fragilizadas para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais, então ter essa possibilidade de formação qualificada garante que os gestores municipais e os trabalhadores e as trabalhadoras possam ter maior competência, maior qualidade para pensar e repensar as suas próprias intervenções. É uma política garantidora do processo de inclusão social do cidadão e da cidadã”, explicou o professor.


As formações ofertadas neste primeiro momento serão: Atualização sobre Especificidades e Interfaces da Proteção Social Básica do SUAS, Introdução ao Exercício do Controle Social no SUAS e Capacitação em Supervisão Técnica no SUAS. Os cursos são voltados para gestores, conselheiros e profissionais da assistência social vinculados aos municípios paraenses e cadastrados no CadSUAS. Cada município ofertará um número de vagas específicas e, de acordo com as vagas e os critérios estabelecidos, os participantes poderão se inscrever em um sistema de monitoramento e avaliação do CapacitaSUAS. Os municípios participantes receberão o selo Forma Amazônia SUAS.
Assistente social formada pela UFPA e atual articuladora do selo Forma Amazônia SUAS em Santa Bárbara do Pará, Emanuelle Caldeira revelou estar animada com as novas possibilidades. “O diferencial da capacitação é que as pessoas ficam mais preparadas para desenvolver o seu trabalho. Com mais conhecimento, a gente já sabe o que procurar, o que fazer, qual o técnico e o setor, e qual é a liderança daquele departamento que vai nos atender, por exemplo, se a gente tiver dificuldade Então, nós vamos atuar com mais confiança em desenvolver aquela capacitação para o nosso município”, contou.
A previsão é que o CapacitaSUAS capacite 1.044 participantes em atuação nos 144 municípios paraenses.