menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

UFPA conquista o melhor resultado em nove anos na final brasileira da Maratona de Programação

"Maratona

A Universidade Federal do Pará (UFPA) participou, pela oitava vez, da Final Brasileira da Maratona de Programação. O evento ocorreu nos dias 9 e 10 de novembro de 2018, em Salvador, um time com alunos da graduação e da pós-graduação representou a Instituição na competição e conseguiu atingir o melhor desempenho da UFPA em finais, desde 2009, e o segundo melhor desempenho da história da Instituição na final, ao resolver quatro problemas da Maratona de Programação.

O time é representado pelos estudantes de Engenharia da Computação Felipe Cunha Cardoso e Diego Dantas Figueiredo, pelo estudante de Engenharia Elétrica Marcos Lude Ferreira e pelo coach Flávio Mendes de Brito, hoje mestrando no PPGEE/UFPA. Segundo Marcos Lude, participar do evento foi uma experiência marcante por valorizar o esforço de todos os participantes. "É um ano inteiro resolvendo problemas, participando de treinos (contests), e cada detalhe pode fazer a diferença no momento de resolver questões da maratona. Você sai da competição com a determinação de fazer muito mais da próxima vez."

O aluno explica, ainda, que participar de competições de programação ajuda os alunos a desempenhar, de forma mais eficiente, as atividades do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (LASSE). "Acredito que participar da Maratona de Programação proporciona este contato com problemas que não possuem uma solução imediata e que, posteriormente, se mostram solucionáveis. No final, essa experiência te faz ter mais confiança e habilidade para encarar novos projetos, pois você se acostuma a ter dificuldades constantes e também a resolvê-las. Isso é o que acontece no LASSE, problemas que são constantemente propostos, esperando soluções criativas", explica.

Flávio Mendes, estudante de mestrado pela UFPA e bolsista do laboratório, acompanhou o time como coach nessa disputa. Ex-competidor, Flávio nos conta a importância de participar desta competição. “Foi muito importante para a minha atuação na graduação e também agora, no mestrado. A base de estrutura de dados, algoritmos e técnicas de programação que se obtêm ao participar da maratona me torna mais capacitado para enfrentar os desafios de pesquisa e engenharia que o mestrado me proporciona.”

A Maratona de Programação é um evento anual, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que seleciona os melhores times do país a participar da final mundial, que, este ano, será em Portugal. Leia mais aqui.

Texto e foto: Divulgação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo