Na tarde desta quarta-feira, 16 de julho, a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou uma coletiva de imprensa para compartilhar as informações oficiais acerca do grave acidente envolvendo membros da comunidade acadêmica da UFPA que viajavam para o Congresso da UNE, em Goiânia. Cinco pessoas morreram no acidente, sendo quatro delas integrantes da comunidade acadêmica da UFPA vinculadas aos Campi de Belém e Altamira. Em respeito às vítimas, aos familiares e à dor compartilhada por toda a comunidade, a UFPA decretou luto oficial de três dias.
O acidente ocorreu no início da manhã de hoje, 16 de julho, quando quatro veículos da Universidade (dois micro-ônibus e dois ônibus executivos), com uma comitiva de 138 pessoas, se deslocava, em comboio, pela BR 153, na divisa dos estados de Tocantins e Goiás. O principal veículo envolvido no acidente foi o micro-ônibus, que estava à frente do comboio e transportava 27 estudantes, dois motoristas e um coordenador de viagem.
Em caráter de urgência, a Administração Superior constituiu um Comitê de Acompanhamento para atuar de forma coordenada na assistência às vítimas e aos seus familiares. O comitê é composto por integrantes de diferentes unidades administrativas da UFPA, entre as quais, estão: a Reitoria, as Pró-Reitorias de Extensão, de Assistência e Acessibilidade Estudantil, de Ensino de Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação, de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, de Administração, de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e de Relações Internacionais, a Prefeitura Multicampi, a Assessoria de Comunicação Institucional e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa.
Como medida emergencial, a Universidade disponibilizou uma Central de Acolhimento no prédio Mirante do Rio, no Campus Básico, no bairro Guamá, em Belém, para o atendimento presencial às famílias das vítimas e dos demais envolvidos na ocorrência. No local, uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e pedagogos, está disponível para acolher todos que precisarem de apoio neste momento. Aqueles que necessitarem de atendimento e não puderem acessar o local podem também buscar atendimento remoto por meio do número (91) 98272-1213.
Informações confirmadas até a tarde desta quarta-feira – As vítimas que precisaram de atendimento médico foram encaminhadas a hospitais nas cidades de Porangatu (GO), Alvorada do Norte (TO) e Gurupi (TO), e estão sendo acompanhadas por equipes de saúde locais. Até às 17h, um total de dez pessoas estavam hospitalizadas, com uma pessoa em estado grave e outra em transferência hospitalar para a realização de procedimento cirúrgico especializado. O apoio institucional a este grupo é realizado pelo pró-reitor de Gestão de Pessoal da UFPA, Ícaro Pastana, que se deslocou para acompanhar de perto a situação de cada envolvido.
Ao mesmo tempo, ainda na tarde desta quarta-feira, um servidor vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFPA) se deslocou para Goiânia a fim de acompanhar os trâmites relacionados ao traslado das vítimas fatais que integram a comunidade acadêmica da UFPA. Em apoio à Universidade, o governo do estado do Pará se prontificou a garantir o traslado dessas vítimas.
A UFPA tem contado, ainda, com o suporte institucional das Universidades Federais de Goiás e do Tocantins, da Universidade Estadual de Goiás, do governo do estado de Goiás e do Governo FederaI, além da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). A Administração Superior da UFPA mantém contato permanente com as autoridades responsáveis no local do acidente e no estado do Pará, para garantir a apuração dos fatos e a assistência necessária a todos os envolvidos. Novas informações serão divulgadas exclusivamente por meio dos canais oficiais da UFPA, à medida que forem confirmadas por fontes responsáveis.