menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

UFPA divulga o listão do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas 2024

Hoje é um dia de muita festa para as(os) mais de 400 estudantes aprovadas(os) no Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas 2024 da Universidade Federal do Pará (PSE I/Q UFPA 2024). Na manhã desta sexta-feira, a UFPA divulgou o listão que traz os nomes de 95 indígenas e 318 quilombolas classificadas(os), que agora devem se preparar para a realização da habilitação ao vínculo institucional, seguindo os trâmites dispostos no edital a ser divulgado pelo Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (Ciac/UFPA).

O PSE-IQ integra as políticas de ações afirmativas da UFPA para garantir o acesso de populações tradicionais ao ensino superior. A oferta de vagas é exclusiva para candidatas(os) indígenas e quilombolas que não realizaram ou iniciaram curso de graduação e que se encontram em condições de vulnerabilidade econômica, social e educacional. Com uma oferta de 788 vagas, em 197 ofertas de cursos de graduação, a edição 2024 do PSE I/Q teve um total de 2.014 candidatas(os) inscritas(os).

Fotografia do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

“Nós fazemos políticas de inclusão para tornar a Universidade um lugar para todas as pessoas, de todas as condições, de todas as origens, mas também fazemos isso para tornar a Universidade melhor. A presença de vocês, indígenas e quilombolas, torna a Universidade Federal do Pará um ambiente muito melhor, não apenas porque são talentos que estão na sociedade e podem contribuir com o desenvolvimento da Instituição, mas também, especialmente, porque enriquecem o nosso ambiente com as suas culturas, com as suas contribuições intelectuais e com o trabalho cotidiano de promoção da cidadania”, ressaltou o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, durante a mesa de anúncio do listão do PSE-I/Q 2024.

Para a divulgação do Listão do PSE I/Q 2024, além do reitor, também estiveram presentes o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Loiane Verbicaro; o diretor do Centro de Processos Seletivos, Doriedson Rodrigues; a diretora do  Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos, Julieta Jatahy; a diretora da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social, Zélia Amador de Deus; e as representantes da Associação dos Povos Indígenas Estudantes (APYEUFPA), Josilene Nunes; e da Associação dos Discentes Quilombolas (ADQ); Vanuza Cardoso.

O vice-reitor da UFPA aproveitou o momento também para ressaltar a importância de todos os presentes para a mudança na comunidade acadêmica, que cada vez se torna mais diversa, e, em especial, a professora Zélia Amador de Deus, que, desde 2015, na criação do PSE I/Q, é a principal representante e inspiração desse trabalho para que, atualmente, a UFPA seja uma das universidades mais inclusivas do Brasil.

Fotografia do vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira.

“Quando vejo as nossas mesas, hoje, com representantes quilombolas e indígenas, eu me sinto regozijando. É uma revolução, é uma revolução barulhenta e, ao mesmo tempo, silenciosa que a gente vem fazendo nesses últimos anos na Universidade Federal do Pará. Esta invenção de promovermos processos seletivos, os mais diversos possíveis, não é algo simples, mas temos criado outras maneiras de as pessoas entrarem na Universidade e fazerem os cursos que desejarem”, comemorou Gilmar Silva.

Primeiros colocados – Entre os primeiros colocados desta edição do PSE-IQ, há estudantes classificadas(os) para variadas opções de cursos: Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia, Direito, Engenharia Sanitária e Ambiental, Sistemas de Informação e Pedagogia.

O primeiro colocado geral do PSE-I/Q 2024 foi o estudante quilombola Martimiano Balieiro da Cruz Filho, que optou pelo curso de Medicina. Já o candidato indígena mais bem colocado, terceiro lugar geral,  foi Riquelme Ropric Bandeiras Guara, da etnia Gavião, do estado do Maranhão, que se classificou para o curso de Psicologia. 

Fotografia posada das representantes da Associação dos Povos Indígenas Estudantes (APYEUFPA), Josilene Nunes; e da Associação dos Discentes Quilombolas (ADQ); Vanuza Cardoso. Elas seguram o listão com os nomes dos aprovados no PSE Indígenas e Quilombolas 2024.

As(os) outras(os) estudantes mais bem colocadas(os) foram: Josias da Silva Santos Junior, 2º lugar geral; Kaylana da Silva Leite, 4º lugar; Josiana Rosario Ferreira, 5º lugar; Carlos Eduardo Tavares Braga, 6º lugar; Roberto Carlos Coutinho da Costa, 7º lugar; Rai Vieira Lima, 8º lugar; Cleidiane Nunes Rodrigues, 9º lugar; Adryelle Simony Gomes Carvalho, 10º lugar.

Habilitação – Logo mais, o Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC) vai divulgar o edital de habilitação ao vínculo institucional para que as(os) calouras(os) possam consultar as informações necessárias para a realização da habilitação. As(Os) estudantes devem fazer a leitura completa do edital com atenção, pois a não apresentação da documentação solicitada em qualquer uma das etapas pode ocasionar na perda da vaga para a qual foi classificada(o). 

O início das aulas das(os) estudantes habilitadas(os) ocorrerá conforme o Calendário Acadêmico da UFPA em 2024, disponível no site da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg). 

Outras oportunidades – Após a habilitação das(os) convocadas(os) nesta primeira chamada, ainda há a possibilidade de serem realizadas repescagens de vagas sem estudantes habilitadas(os) e reofertas de vagas não preenchidas. Para não perder essas oportunidades, esteja atenta(o)  à página do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS).

Leia mais:

TEXTO: Maissa Trajano - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Heloísa Torres - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 5 - Igualdade de GêneroODS 10 - Redução das Desigualdades

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo