UFPA divulga resultado do Processo Seletivo Especial para Educação do Campo

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou nessa terça-feira, 28 de maio, o resultado do Processo Seletivo Especial (PSE) para Educação do Campo.  Participaram da seleção candidatos que já atuam como educadores em áreas rurais, mas não possuem graduação e que vivem e/ou pertencem a territórios do campo, seguindo perfil descrito no edital do concurso.

Para 2024, foram ofertadas 200 vagas, acrescidas de cinco vagas reservadas a Pessoas com Deficiência (PcD), sendo uma vaga PcD adicional para cada localidade de oferta, distribuídas em turmas para os municípios de Abaetetuba ( Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências Sociais e Humanas e Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências Naturais); Cametá ( Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências Agrárias e Ciências da Natureza); Gurupá ( Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências da Natureza); e Oeiras do Pará ( Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências Agrárias e Ciências da Natureza).

A Educação do Campo compreende a educação básica em suas etapas de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação profissional técnica de nível médio integrada com o ensino médio, de acordo com as disposições estabelecidas no Projeto Pedagógico de Curso e demais legislações vigentes, e destina-se ao atendimento às populações rurais em suas mais variadas formas de produção da vida – agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas e outros. O objetivo é formar profissionais para atender a demanda por docentes para o exercício da profissão desde os últimos anos do ensino fundamental até o ensino médio das redes de ensino.

Os aprovados passaram por uma seleção dividida em três etapas: Homologação das Inscrições,  Prova com Questões Objetivas e Redação em Língua Portuguesa e, por último, Entrevista. Agora, eles deverão aguardar o lançamento do edital de habilitação no site do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC) a ser informado oportunamente. No edital, estarão todas as informações sobre prazos e documentação a serem apresentados. A matrícula será realizada posteriormente nas faculdades.

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ARTES: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA