UFPA e ALEPA avançam em parceria pela equidade de gênero no Pará

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Comissão de Equidade de Gênero, reuniu-se com a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) para alinhar a construção de uma parceria institucional em defesa da equidade de gênero no estado.

O encontro contou com a presença da vice-reitora da UFPA, professora Loiane Prado Verbicaro, acompanhada de sua assessora, Daniella Alves; da presidenta e da vice-presidenta da Comissão de Equidade de Gênero da UFPA, Roseane Pinto e Juliana Canella; além das integrantes da Comissão, Rayza Sarmento, Vanuza Cardoso e Luciana Gluck Paul.

“A universidade tem o compromisso de colocar o conhecimento a serviço da sociedade. Buscar o Legislativo neste movimento é importante para pensar o fortalecimento de políticas públicas que promovam a equidade de gênero e garantam mais direitos para as mulheres no Pará”, avaliou a vice-reitora sobre o encontro.

Na ALEPA, o grupo foi recebido pelas deputadas estaduais Paula Titan e Lívia Duarte, que lideram a iniciativa no Legislativo, e pelo presidente da Casa, deputado Chicão, que ressaltou a relevância da cooperação entre o poder legislativo e a universidade pública na formulação de políticas efetivas em defesa dos direitos das mulheres.

“É a primeira vez na história do Poder Legislativo que teremos um termo de cooperação com a UFPA para tratar de questões de equidade de gênero. A partir desse passo, vamos trabalhar pela igualdade de direitos e pelo fim de todo e qualquer tipo de violência contra nós”, afirmou a deputada Lívia Duarte.

Durante a reunião, foram discutidas possibilidades de cooperação para a ampliação de políticas e ações conjuntas que fortaleçam a promoção da igualdade entre mulheres e homens no Pará. A articulação é considerada um marco histórico e reforça o compromisso da UFPA com a construção de uma sociedade mais igualitária.

A procuradora especial da mulher da Alepa, deputada Paula Titan, celebrou a união entre as instituições. “É com imensa alegria que hoje escrevemos mais um importante capítulo na história do nosso parlamento. A parceria com a UFPA vem para somar forças e nos permitirá ampliar o número de leis em defesa das mulheres e desenvolver políticas públicas que incentivam e asseguram a igualdade de gênero”, destacou.  

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional, com Rodrigo Nicolau (AID - Comunicação Social/Alepa)

FOTOS: Ozéas Santos (Rodrigo Nicolau- AID - Comunicação Social/Alepa)

Relação com os ODS da ONU:

ODS 5 - Igualdade de GêneroODS 10 - Redução das Desigualdades

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo