A Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Centro Israelita do Pará (CIP) realizaram, no último dia 19 de agosto, na sede do CIP em Belém, uma cerimônia para a assinatura de Protocolo de Cooperação para o desenvolvimento de atividades técnico-científicas. Participaram do evento o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o presidente do Centro Israelita do Pará, Isaac Ramiro Bentes; o vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva; o pró-reitor de Extensão, Nelson de Souza Júnior; além de docentes da UFPA e membros da comunidade israelita do Pará.
O acordo possibilitará o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em temas de interesse mútuo. Um projeto de pesquisa já acordado pelas instituições que contará com o apoio do CIP trata da história da presença de judeus na Amazônia, suas instituições e cultura, em especial na cidade de Belém, onde se encontra uma das mais antigas comunidades judaicas brasileiras.
O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, agradeceu a parceria destacando as contribuições da comunidade judaica no estado, inclusive de vários de seus membros na construção da UFPA, e o interesse da Universidade no desenvolvimento de projetos em colaboração. O reitor também discorreu sobre o Centro de Internacionalização da UFPA e seus objetivos. “No Centro de Internacionalização, temos interesse em acolher atividades que divulguem diferentes culturas, visões de mundo e línguas. Consideramos esse esforço importante para promover uma cultura de tolerância e paz. Portanto fica o convite para que o Centro também seja nosso parceiro nessa iniciativa”.
O presidente do CIP, Isaac Ramiro Bentes, celebrou a cooperação com a UFPA e a possibilidade de desenvolvimento de projetos que poderão lançar luz sobre fatos históricos pouco conhecidos. “A UFPA tem pesquisadores que podem acessar documentos históricos, com informações que não temos sobre a formação da comunidade judaica em Belém, entre vários projetos que podemos pensar conjuntamente”, ressaltou o presidente.