A Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com o Fundo Nacional de Saúde (FNS) vão promover o curso de “Capacitação em Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa”. Voltado para os estudantes de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Educação Física e Terapia Ocupacional da Universidade, a capacitação segue a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por um formulário eletrônico, disponível aqui, até o dia 12 de setembro. Mais informações, acesse o edital e a errata.
O curso tem a finalidade de proporcionar o aperfeiçoamento e a interação de alunos com os serviços da Atenção Primária à Saúde, para oferecer-lhes qualificação nas suas respectivas áreas de formação, especialmente nas Unidades Básicas de Saúde e na vigilância em Saúde. A ideia é que a iniciativa possa reduzir as desigualdades presentes no território amazônico relacionadas às “Doenças Respiratórias Crônicas da População Idosa”, por meio da formação e da evolução instrumental e científica.
“Aqueles que puderem participar terão um desenvolvimento profissional dentro da ótica do trabalho interprofissional e dentro da ótica da educação permanente, ou seja, os estudantes vão poder ter a oportunidade de se aprofundarem na temática de ‘Atenção à Saúde da Pessoa Idosa’ e, em especial, nas doenças respiratórias crônicas que hoje produzem grande impacto na saúde de muitos idosos”, afirma a professora Laura Tomazi.
Metodologia – O curso será desenvolvido em dois módulos (I e II), divididos com uma carga horária de 32h teóricas (por meio de acesso à plataforma Moodle) e de 8h práticas (presenciais). O módulo I vai discutir as seguintes temáticas: a Política Nacional da Pessoa Idosa; a conceituação das doenças respiratórias crônicas; o envelhecimento ativo e a prática das metodologias e tecnologias em Educação em Saúde. Já o módulo II vai abordar assuntos como: a caderneta da pessoa idosa; os fundamentos da avaliação multidimensional da pessoa idosa; os fundamentos da avaliação funcional da pessoa idosa e a prática da avaliação funcional da pessoa idosa.
Quem pode participar – Os interessados no curso devem estar regularmente matriculados e terem disponibilidade de horário entre os dias 16 de setembro e 30 de novembro (data prevista para a realização dos módulos teóricos e práticos). As vagas serão distribuídas para os cursos de graduação que o edital abrange: Medicina está com seis vagas; Enfermagem, com seis vagas; Nutrição, com seis vagas, Psicologia, com seis vagas; Serviço Social, com seis vagas, Educação Física, com seis vagas; Fisioterapia, com sete vagas; e Terapia Ocupacional, com sete vagas.
Serviço:
“Capacitação em Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa”
Prazo: Até o dia 12 de setembro de 2022.
Inscrições aqui.
Acesse o edital completo e a errata.
Texto: Leandra Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes – Arquivo Ascom