UFPA e IFPA promovem mais uma edição do Ibracon Pará

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu o 29º Encontro Regional do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon Pará), nos dias 26, 27 e 28 de junho, que abordou  o tema “Inovações Tecnológicas nas Construções de Concreto”, com o objetivo de destacar o papel fundamental da tecnologia na transformação do setor da construção civil. O evento contou com a parceria do Instituto Federal do Pará (IFPA).

Desde novos materiais e técnicas de construção até soluções sustentáveis e métodos de análise avançados, o evento apresentou uma visão abrangente das inovações que estão moldando o futuro da indústria e que serão exploradas na maneira como são projetadas, construídas e mantidas as estruturas de concreto.

“O encontro consiste fundamentalmente em promover e fortalecer a engenharia do estado, pois o Encontro do Ibracon-PA tem a intenção de ressaltar a importância da ciência e tecnologia envolvida na produção do concreto e incentivar o debate entre professores, alunos e profissionais da área, sobre o desenvolvimento da construção civil na região e de novas tecnologias, levando sempre em consideração a sustentabilidade embasada nos ODS da ONU”, explicou a professora Taiza Ferreira, diretora administrativa do Ibracon-PA. A Diretoria é composta também pelos professores Laércio Gomes e Rodrigo Rodrigues, ambos do IFPA.

Fotografia posada da professora da UFPA Taiza Ferreira, diretora administrativa do Ibracon-PA, e dos professores Laércio Gomes e Rodrigo Rodrigues, ambos do IFPA.

Com workshops, minicursos, visitas técnicas, concursos estudantis e palestras inspiradoras, o evento disponibilizou uma plataforma para o compartilhamento de conhecimentos, troca de ideias e promoção do progresso no campo das construções de concreto entre todos os participantes, que incluem estudantes das diversas engenharias, empresas e profissionais de destacada atuação nacional nos diferentes setores da indústria da construção civil, de materiais e de estruturas.

“É nesse processo de troca de conhecimentos, experiências e de criação de um canal de intercâmbios entre os diversos profissionais da academia e da indústria que se configura uma base comum para a promoção do desenvolvimento regional”, ressaltou Taiza Ferreira.

Desafios – O evento trouxe em sua programação vários desafios para os atuantes da área de conhecimento, entre eles, o Concreto Colorido de Alta Resistência (Cocar), que tem o objetivo de testar a habilidade dos competidores na preparação de concretos de alta resistência (CAR) coloridos, e o Desafio Concreto Massa (DCM), que busca avaliar a habilidade dos competidores na dosagem de concretos resfriados coesos e com o menor consumo de cimento possível, que apresentem a resistência mais próxima de 30 MPa em três dias de idade. Além dos desafios, também foram realizadas visitas técnicas, workshops, concursos estudantis e palestras que alcançaram um  público de aproximadamente 500 pessoas.

“O evento foi um sucesso, pois o Ibracon-PA é uma das regionais mais ativas do Brasil, que promove muitas atividades durante o ano, principalmente para os estudantes, pois os concursos estudantis conseguem reunir vários cursos de Engenharia do estado”, ressalta a professora Taiza Ferreira.

TEXTO: Nilmara Melo - Assessoria de Comunicação Institucional do Pará

FOTOS: Divulgação