A Universidade Federal do Pará (UFPA) deu um importante passo em direção à sustentabilidade e à cooperação internacional com o lançamento do movimento “Ciências e Vozes da Amazônia na COP-30”. A iniciativa visa ampliar as discussões científicas e sociais sobre soluções globais e locais para os desafios climáticos integrando instituições de ensino, ciência e tecnologia, movimentos sociais e sociedade civil. O movimento busca fortalecer a participação da Amazônia nas agendas globais, especialmente na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP-30), que será realizada em Belém em 2025.
Nesse contexto, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFPA promoveu um evento emblemático, alinhado aos objetivos do movimento, com a palestra “Brazil-Canada collaboration in using bio-prospected microalgae and produce natural disease fighting compounds”, ministrada pelo renomado professor canadense doutor Ashley Scott, da Laurentian University. O evento ocorreu no dia 19 de fevereiro de 2025, no Auditório Paulo Mendes, no ICB-UFPA, e contou com a participação de estudantes, pesquisadores e profissionais interessados em soluções sustentáveis e inovadoras para os desafios climáticos e de saúde global.
Além da palestra, o professor Ashley Scott, juntamente com a professora Renata Noronha, Diretora do ICB, e os professores Luis Adriano Nascimento, Diretor Adjunto do ICB e Leonardo Sena (ICB), foi recebido na Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) para discutir futuras colaborações e ajustar o acordo de cooperação em negociação entre a UFPA e a Laurentian University. O acordo, que está em fase final de elaboração, visa facilitar o intercâmbio de estudantes e pesquisadores de ambas as instituições, fortalecendo os laços acadêmicos e científicos entre Brasil e Canadá.
“Esta parceria é um marco importante para a internacionalização da UFPA e para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas em áreas estratégicas, como bioprospecção e estudo de microalgas e cianobactérias, temas não tão conhecidos, mas essenciais ao se tratar de sustentabilidade e mudanças climáticas na Amazônia”, afirma a pró-reitora de Relações Internacionais, professora Lise Tupiassu, do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, doutora em Direito pela Universidade de Toulouse, na França, e pós-doutora em Financiamento Climático pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.
As instituições também planejam realizar uma série de eventos conjuntos até a COP-30, reforçando o compromisso de ambas com a promoção de diálogos científicos e sociais sobre temas urgentes, como a preservação da Amazônia e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas.
“A parceria entre a UFPA e a Laurentian University representa uma oportunidade única para integrar conhecimentos e experiências de duas regiões globais estratégicas, que, embora distintas, detêm vários pontos em comum. Isso contribui significativamente para a construção de um futuro mais sustentável e equitativo na ciência de ambos os países”, ressaltou Lise.
Ainda segundo Tupiassu, a UFPA convida toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral a participar dessas iniciativas, que são essenciais para ampliar as vozes da Amazônia no cenário global e fortalecer a cooperação internacional em prol da ciência e da sustentabilidade.
Além disso, vale lembrar que, neste ano de 2025, a Universidade Federal do Pará pretende divulgar um conjunto de eventos, parcerias e projetos que estarão inseridos no contexto das discussões voltadas à COP 30, com a participação ativa de sua comunidade acadêmica. Isso significa que seus campi, institutos, faculdades, núcleos, órgãos suplementares e outras unidades serão estimulados a informar o desenvolvimento dessas ações. Por isso, com o intuito de dar maior visibilidade a essas atividades, amplificando seu alcance, o hotsite do Movimento “Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30” disponibiliza um espaço voltado à divulgação dos eventos e das ações realizadas. Assim, preenchendo o formulário disponível, será possível contribuir na composição do calendário da programação oficial da UFPA na COP 30”.
Participe clicando aqui.