A Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Ministério Público Federal (MPF) renovaram o acordo de cooperação técnico-científica que, desde 2019, possibilita o desenvolvimento de estudos conjuntos em áreas de interesse comum e a promoção de intercâmbio científico entre as duas instituições. O 3º termo aditivo ao convênio foi assinado pelo reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, e pelo procurador-chefe da Procuradoria da República no Pará (PR/PA), Felipe de Moura Palha e Silva.
Graças à assinatura do documento, a parceria entre a UFPA e o MPF foi reafirmada e sua vigência prorrogada pelo prazo de 60 meses. Com o convênio, as duas instituições podem desenvolver projetos diversos de ensino, pesquisa e extensão, além de aprofundar temas voltados para áreas de conhecimento de interesse comum e de promover o intercâmbio científico na pós-graduação.
Entre os bons resultados já consolidados por meio do acordo, está a parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento da Amazônia (PPGDDA) e com o Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGGP) da UFPA, que possibilita a qualificação do quadro funcional do MPF em temas diretamente relacionados à sua atuação. Como essas, parcerias com outros institutos da UFPA também vêm sendo estudadas, como é o caso das áreas de antropologia e ciências sociais.
Para o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, a renovação da parceria “contribui para que a UFPA cumpra a sua missão, colocando a sua capacidade de trabalho em educação e ciência à disposição das instituições que atuam em favor do desenvolvimento regional”.