O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Gilmar Pereira da Silva, recebeu, nesta quinta-feira (30), representantes da Secretaria Executiva Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) de Belém para uma reunião institucional voltada à construção de parcerias e projetos conjuntos. O encontro, que contou com a participação do secretário Executivo da Secti, Lélio Costa; do diretor de Projetos, Thiago Figueiredo; e da chefe de Gabinete, Adriane Franco, reforçou o compromisso de unir esforços entre a Universidade e o poder público municipal, em prol do desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia.
Durante a visita, o reitor da UFPA destacou a importância de manter a ciência e a tecnologia como prioridade nas políticas públicas e reforçou o papel da Universidade como parceira estratégica nesse processo.
“Investir em ciência e tecnologia é acreditar no futuro da Amazônia. É com pesquisa, formação de qualidade e inovação que podemos construir soluções reais para os desafios sociais e ambientais da região. A parceria com a Secti reforça essa missão e mostra que, quando universidade e poder público trabalham juntos, o impacto chega diretamente à população”, afirmou Gilmar Pereira da Silva.

Para o diretor de Projetos da Secretaria Executiva Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Thiago Figueiredo, o fortalecimento da cooperação com a UFPA será estratégico para potencializar o desenvolvimento sustentável e a economia de base social na região. “É uma parceria importante. Belém tem muito a oferecer e ainda produz pouco nessa linha de desenvolvimento sustentável e de economia social. Então, essa união de forças é essencial, principalmente agora, com os debates da COP 30 e todos os desdobramentos que virão”, destacou.
Presente para acompanhar a visita, o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da UFPA, Filipe Saraiva, explicou que o encontro também serviu para apresentar a nova estrutura da Secretaria e discutir frentes de cooperação imediata. “Foi uma apresentação institucional da Secti para a UFPA. Discutimos parcerias para auxiliar na estruturação da Secretaria e na execução de projetos, em colaboração com a Universidade. Entre os temas tratados, estão o retorno de um projeto de ensino de programação, em diálogo com os cursos de Inteligência Artificial da UFPA, e iniciativas voltadas à segurança alimentar, uma pauta central para nossa população”, detalhou o titular da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento (SInD).
Neste sentido, o encontro marcou o início de uma agenda de cooperação voltada à promoção da inovação, formação tecnológica e sustentabilidade urbana, alinhada aos preparativos de Belém para sediar a COP 30, em 2025. E, para o secretário Executivo da Secti, Lélio Costa, essa aproximação com a UFPA destaca, ainda, a relevância da instituição como referência na produção de conhecimento e inovação na região amazônica.
“Foi uma visita institucional em que a Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia buscou parceria e convergência com as ações que a Universidade Federal já realiza no Pará e na Amazônia como um todo. Tenho certeza de que, em breve, desenvolveremos ações conjuntas, com impacto regional, especialmente para as populações de Belém”, finalizou o secretário.
