menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

UFPA e USP celebram convênio de cooperação para desenvolvimento de pesquisas na Amazônia

O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, recebeu o reitor da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Gilberto Carlotti Junior, e o coordenador do Centro de Estudos para a Amazônia Sustentável (Ceas/USP), Paulo Artaxo, junto com o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva e o coordenador-geral do Centro Integrado da Sociobiodiversidade Amazônica (Cisam), Leandro Juen. O encontro marcou a assinatura de um Convênio de Cooperação entre as duas instituições com vistas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria na Amazônia, com atribuições compartilhadas na liderança intelectual e gestão de recursos, e foco nos grandes desafios da região. A assinatura ocorreu no dia 19 de abril de 2024, no Auditório do Polo Mercedários UFPA, e inaugura um novo ciclo de cooperações entre UFPA e USP.

Estiveram presentes na sessão a pró-reitora de Ensino de Graduação, Loiane Prado Verbicaro; a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Kazumi Nakata Yoshino; o pró-reitor de Extensão, professor Nelson José de Souza Júnior; o pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Duarte Pastana; o pró-reitor de Administração, Raimundo da Costa Almeida; e a procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto à UFPA, Fernanda Ribeiro Monte Santo.

Também participaram da sessão e debateram as possíveis colaborações entre Cisam e CEAS as/os coordenadoras(es) e pesquisadores das oito áreas temáticas do Centro, Professoras(es) Ana Cláudia Cardoso, Gabriela de Paula Arrifano, Gilderlanio Santana de Araújo, Jane Beltrão, José Antônio Marin Fernandes, Jose Eduardo Martinelli Filho, José Júlio Lima, Julia Clarinda Cohen, Jussara Moretto Martinelli-Lemos, Leandro Juen, Lilian Lund Amado, Marcelo Rollnic, Nilton Muto e Rafael Palácios.

Colaborações – Os dirigentes da USP destacaram a importância de as universidades trabalharem em cooperação na solução de problemas nacionais e globais. Neste sentido, a USP busca associar-se a universidades da Amazônia para contribuir com o desenvolvimento de soluções que interessam a todo o país. “Não é intenção da USP disputar recursos com a Amazônia, mas sim trabalhar conjuntamente para responder aos grandes desafios do nosso tempo. Algo que, individualmente, talvez seja mais difícil para cada instituição. Inclusive, um dos objetivos do CEAS deve ser o fortalecimento das instituições de pesquisa da Amazônia”, afirmou Carlotti Junior.

“Das instituições parceiras do Ceas/USP, a UFPA é a primeira com a qual firmamos um termo de cooperação”, destacou Artaxo. Segundo o professor, está prevista a realização de um workshop para marcar o lançamento das instalações do Centro. Apesar de o evento ainda não ter data confirmada, a UFPA já está convidada. “Queremos que a sede do Ceas/USP seja a casa de todas(os) as(os) pesquisadoras(es) da Amazônia em São Paulo”.

Emmanuel Tourinho destacou o protagonismo da USP na ciência nacional, a liderança da UFPA na produção de ciência sobre a Amazônia e a confiança de que as duas instituições podem construir parcerias muito positivas para a região e para o país. “Respeitando as potencialidades de cada uma, UFPA e USP podem desenvolver projetos capazes de dar suporte a um novo ciclo de desenvolvimento na região”, disse.

Cisam – Ainda na solenidade, o coordenador geral do Cisam, professor Leandro Juen, apresentou os objetivos gerais do Centro. De acordo com Juen, as redes de pesquisa constituídas no âmbito do Centro objetivam a elaboração de diagnósticos científicos periódicos para responder às demandas da sociedade, assim como servir de base para formulação de políticas públicas. “A liderança da UFPA na implantação do Cisam decorre da sua capacidade de alcançar não apenas todo o Estado do Pará, mas também a Pan-Amazônia”, afirmou.

As oito áreas temáticas do Cisam são: Biodiversidade e Conservação; Monitoramento de Água, Floresta, Solo e Clima; Monitoramento do Oceano e da Foz do Amazonas; Contaminação Ambiental e Saúde do Amazônida; Povos e Populações da Amazônia; Cidades Vilas e Territórios Amazônicos; Dinâmicas Socioeconômicas Territoriais e Fundiárias na Amazônia; Inovação, Sociobioeconomia e Desenvolvimento Sustentável.

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo