menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

UFPA faz entrega de livros que contam as histórias do Povo Tembé

"21

As histórias do povo Tembé de Santa Maria do Pará agora estão registradas em livros. O trabalho recebeu o apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Pará e traz a público “os escritos e os ditos” dos autores. A apresentação das publicações ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 21, em reunião no gabinete da Reitoria. O reitor Emmanuel Tourinho entregou as publicações aos autores, Judite Vital e Maria Francisca, e à filha do autor Miguel Carvalho.

"21.12.2017Os livros apresentam o registro de histórias narradas por cada autor e fazem parte da coleção “Lideranças Tradicionais”, da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), em parceria com a Editorial Mórula. Os três primeiros títulos da coleção são: Judite: a menina da zona rural, guerreira TeneteharaCacique Miguel: o senhor das histórias Tembé Tenetehara; e Maria Francisca: a Tembé Tenetehara líder do Jeju.

A iniciativa surgiu em 2009, quando as lideranças indígenas solicitaram aos pesquisadores da UFPA a produção das obras. A proposta da Associação Tembé de Santa Maria é resguardar a memória de seu povo e fazer com que mais pessoas conheçam as suas histórias, diminuindo os preconceitos e a discriminação que acompanham o dia a dia a dia Tembé.

O reitor Emmanuel Tourinho expressou estar agradecido pela confiança depositada pelos representantes do povo Tembé no trabalho da Universidade e frisou os avanços alcançados com as políticas afirmativas da Instituição. “Temos a satisfação de ter dado alguns passos importantes, que favorecem a entrada de alunos indígenas na UFPA. Temos aqui uma associação bastante atuante que nos ajuda a implementar as políticas afirmativas da Instituição e a combater o preconceito e a discriminação. E essas publicações serão importantes não só na UFPA, como também na educação básica, para levar o conhecimento da cultura dos povos indígenas para toda a sociedade”, ressaltou o reitor. 

"21A pesquisadora e professora da UFPA, Jane Beltrão, uma das organizadoras das publicações, também agradeceu aos representantes Tembé pela missão que foi designada aos pesquisadores.

“Demoramos a organizar os livros, mas finalmente com muito cuidado e carinho conseguimos produzi-los. Afinal, tínhamos que organizar "os escritos e os ditos" pelos autores, tarefa que exigiu paciência e muitas idas e vindas. Depois, a batalha foi obter verba para editá-los e finalmente entregá-los. O trabalho de organização coube a Edimar Fernandes (etnia Kaingang), a Rosani Fernandes (etnia Kaingang), a Camille Barata, ao Rhuan Lopes e a mim. Mas, o apoio foi de todos os que trabalharam entre os Tembé, inclusive, dos que jamais foram às aldeias, caso especial de Marina Gato e Antonio Carlos Vilas, que sempre apoiaram nossos sonhos. Agradeço à Mariah Aleixo, Breno Neno e ao Vinícius Machado pelos trabalhos, especialmente como facilitadores de oficinas e pelo acompanhamento de processos judiciais.”

Os livros receberam o patrocínio da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), CAPES, CNPq, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional (PPGAS/MN), e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), via concorrência de editais, inclusive do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD) entre o PPGA/UFPA e PPGAS/MN.

"21.12.2017Segundo o representante indígena da Associação do Povo Tembé, o enfermeiro Almir Vital da Silva, a publicação era um sonho antigo e que agora foi concretizado. “No dia em que houve a reunião na comunidade, nós conversamos e pedimos que a nossa história fosse colocada em livros, porque hoje já não temos o costume de sentar em rodas para ouvir os relatos dos mais velhos. Como muitos já partiram, tínhamos a preocupação de conservar essas histórias.”

Os livros com as primeiras histórias do povo Tembé de Santa Maria serão distribuídos, gratuitamente, nas aldeias e nas escolas de educação básica.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes/ Alexandre Yuri

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo