O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da Universidade Federal do Pará (UFPA) acaba de estreitar relações com dois importantes países na América do Sul. O Acordo de Cooperação Acadêmica, firmado entre a UFPA e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Chile, e o Protocolo de Intenção, celebrado com a Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, visam promover o intercâmbio de docentes e discentes, além de estimular a produção científica conjunta, representando mais um passo na trajetória de internacionalização da Universidade.
Visando desenvolver um programa de intercâmbio e cooperação nas áreas acadêmicas oferecidas pelas instituições, as duas novas alianças fazem parte da pesquisa “Patrimônio da saúde na Ibero-América: conectando ambiências”, projeto coordenado pela professora Cybelle Miranda (PPGAU/UFPA) que reúne pesquisadoras de quatro universidades ibero-americanas: Joana Pinho (Universidade de Lisboa), Gabriela Campari (Universidad de Buenos Aires AR), Maria Lília Servín (Universidad Nacional Autônoma de México MX) e Alicia Gajardo (Universidad de Chile (CH).
“A investigação tem por objetivo reforçar as interações entre pesquisadores do patrimônio da saúde no ambiente ibero-americano, de modo a ampliar a visibilidade de suas arquiteturas e ambiências, destacando-se o debate acerca da humanização em conexão com os processos de valoração desses conjuntos edificados. Os protocolos também reforçam as ações de internacionalização do PPGAU e das redes de investigação, consolidando o trabalho de 16 anos do Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural (Lamemo) no âmbito da pesquisa em arquiteturas da saúde”, destaca a professora Cybelle Miranda, atual coordenadora do Lamemo.
Ainda segundo a professora Cybelle Miranda, os acordos reforçam uma colaboração que já vinha sendo construída em redes de investigação, entre elas, a “Red Patrimônio Cultural e Historia de la Salud y de la Asistencia: estudio, divulgación y valoración” e a “Red Latinoamericana de Historiadores de Arquitectura Hospitalaria”, das quais, o Lamemo faz parte.
Ações previstas – Os novos acordos possuem vigência inicial de cinco anos e preveem o intercâmbio tanto de estudantes de graduação e pós-graduação, quanto de professores, pesquisadores e pessoal técnico-administrativo. Para isso, a iniciativa permitirá a realização de missões de pesquisa e a participação em seminários e bancas de tese, oferecerá bolsas de pós-doutorado e doutorado sanduíche e fortalecerá os laços entre a UFPA e as instituições parceiras. Ademais, será lançado um livro coletânea bilíngue para divulgar os estudos comparativos empreendidos pelos pesquisadores.
Inauguração Oficial – A inauguração oficial dos acordos ocorrerá em outubro deste ano, durante o 6º Seminário Internacional de História da Arquitetura Hospitalar (6SIHAH), que será realizado no Chile, na cidade de Antofagasta, e reunirá as pesquisadoras e os demais colegas envolvidos nas redes do Patrimônio da Saúde e Arquitetura Assistencial.