Em uma missão institucional com foco na internacionalização e no fortalecimento das redes de colaboração científica, a Universidade Federal do Pará (UFPA) firmou, na manhã desta segunda-feira, 7 de julho, um Termo de Cooperação com a Universidade de Lisboa (ULisboa), em Portugal. O acordo, assinado pelo reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira da Silva, e pelo vice-reitor da ULisboa, professor João Alfredo do Reis Peixoto, marca um novo momento na relação entre as duas instituições, estendendo a parceria a toda a estrutura acadêmica da universidade portuguesa.
A cerimônia de assinatura do termo ocorreu na sede da Reitoria da ULisboa e contou com a presença da comitiva da UFPA, integrada pela pró-reitora de Relações Internacionais, Lise Tupiassu; pelo secretário-geral da Reitoria, Doriedson Rodrigues; e pelo ex-reitor da UFPA e assessor da Reitoria, Emmanuel Tourinho. O encontro também abriu espaço para a apresentação de propostas de integração entre as universidades amazônica e europeia, em torno de temas globais e estratégicos para o futuro da região e do planeta.
Durante a reunião, o reitor da UFPA destacou a importância de sistematizar e ampliar as atividades já em andamento entre as duas instituições em áreas como pesquisa, ensino e extensão, agregando novas dimensões interdisciplinares e interinstitucionais. Entre as propostas apresentadas por Gilmar Pereira da Silva, destaca-se a articulação para o desenvolvimento conjunto de estudos sobre mudanças climáticas, envolvendo diferentes áreas do conhecimento e instituições parceiras, além da participação da Universidade de Lisboa nas atividades científicas e acadêmicas da Conferência das Partes sobre o Clima (COP 30), que será sediada em Belém, em 2025.
Para reforçar os laços e ampliar as trocas de experiências, a UFPA também convidou, formalmente, representantes da Universidade de Lisboa a visitar Belém, com o objetivo de aproximar projetos inovadores em áreas como Saúde Planetária e Ciências Climáticas — ambas com programas de doutoramento de referência internacional na universidade portuguesa.

Segundo o reitor Gilmar Pereira da Silva, a missão institucional reforça o papel da UFPA como articuladora de uma agenda científica e acadêmica que integra a Amazônia aos grandes debates globais. “Estamos ampliando uma parceria de excelência, que já tem bons frutos, e abrindo novas possibilidades de cooperação científica em áreas fundamentais para o futuro da Amazônia e do planeta. Esta é uma agenda que nos entusiasma, pois une nossos compromissos locais com desafios globais, conectando saberes e fortalecendo redes de pesquisa de alto impacto social e ambiental”, avaliou.
Após a assinatura do acordo e as discussões técnicas, a comitiva da UFPA visitou, a convite da ULisboa, o Pavilhão de Portugal, quando conheceu exposições, obras de arte e outras iniciativas culturais.