UFPA fortalece cooperação internacional na França

O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Gilmar Pereira da Silva, e a pró-reitora de Relações Internacionais, Lise Tupiassu, iniciaram, em Paris, uma missão institucional marcada por dois avanços estratégicos voltados ao fortalecimento da pesquisa, da internacionalização e da cooperação acadêmica em torno da Amazônia.

No primeiro compromisso, realizado no Campus Condorcet, os dois reuniram-se com representantes do Institut des Amériques (IdA) para discutir a criação de um Polo Internacional em Belém, com foco nas Ciências Humanas e Sociais da Amazônia. A proposta foi bem recebida pelo IdA, que destacou a UFPA como instituição de excelência, considerando sua abrangência acadêmica, relevância social e forte tradição em pesquisas sobre a região.

Durante o encontro, foram apontadas como potenciais parceiros o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), reconhecido pela Capes com excelência internacional, e o Museu Paraense Emílio Goeldi. Também foram discutidas condições de acolhimento a jovens pesquisadores franceses em Belém, aproveitando a infraestrutura local e as iniciativas já existentes de cooperação acadêmica franco-brasileira.

Fotografia posada do reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, com a pró-reitora de Internacionalização da UFPA, Lise Tupiassu, em uma mesa, conversando com professores de uma universidade francesa.

“A criação de um Polo Internacional do IdA em Belém, na UFPA, significa a possibilidade de ampliação do diálogo científico, da valorização das nossas experiências locais, além do fortalecimento da cooperação em temas cruciais, como mudanças climáticas, populações indígenas e bioeconomia. Sem dúvida, é um reconhecimento da UFPA como centro de referência global nos estudos sobre a Amazônia”, avaliou o reitor Gilmar Pereira da Silva ao fim do encontro.

O Institut des Amériques é uma rede robusta, composta por 61 universidades e institutos universitários franceses, dedicada a apoiar pesquisas sobre todo o continente americano em Ciências Humanas e Sociais

Université Paris 8 – Ainda em Paris, o reitor e a pró-reitora de internacionalização se reuniram com representantes da Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, com quem a UFPA já mantém cooperação. Na ocasião, foram lançadas as bases para uma parceria estratégica de longo prazo. O diálogo evidenciou a convergência de valores entre as duas instituições, especialmente o compromisso com a inclusão social, a educação crítica e a produção de conhecimento relevante para a transformação das sociedades.

Fotografia posada do reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, com a pró-reitora de Internacionalização da UFPA, Lise Tupiassu, e professores de uma universidade francesa.

Entre os principais pontos da cooperação, destacam-se: ampliação da mobilidade acadêmica em todos os níveis, com atenção a programas de curta duração, como Escolas de Verão; o fortalecimento da pesquisa conjunta por meio de cotutelas de teses e programas de dupla diplomação em mestrado e doutorado; a valorização dos saberes tradicionais e das perspectivas dos povos originários, no marco de um projeto de descolonização do conhecimento; e a integração de áreas como cultura e artes, reconhecidas como linguagens universais de cooperação e valorização do patrimônio cultural.

Avanços concretos – A previsão é que representantes do Institut des Amériques realizem uma visita a Belém no início de 2026, após a COP 30, para formalizar a criação do polo em parceria com a UFPA, a Capes e o Centro Nacional de Pesquisa Científica da França. Paralelamente, UFPA e Paris 8 trabalham na formação de um grupo de trabalho para implementar as primeiras iniciativas da parceria.

“Estamos levando a UFPA para o mundo. Essas primeiras agendas na França demostram que nossa universidade é referência internacional e que a ciência que fazemos tem espaço no cenário global. Foram dois movimentos importante que, juntos, fortalecem a internacionalização da Universidade e reafirmam nosso compromisso em colocar a Amazônia no centro das discussões acadêmicas e científicas do mundo”, destacou a pró-reitora de Internacionalização da UFPA.

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Arquivo pessoal

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo