UFPA ganha laboratório dedicado a biomateriais, bioprodutos e tecnologias de biofabricação

Com as consequências do desequilíbrio ambiental, da contaminação dos solos e da poluição das águas cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, têm crescido as discussões sobre sustentabilidade e inovação, afinal, a construção de um futuro melhor inclui mudanças de atitude e ideias inovadoras. Nesse cenário, a UFPA inaugurou recentemente um espaço dedicado exatamente a pesquisas ligadas a essas duas áreas, o Laboratório de Biomateriais, Bioprodutos e Tecnologias de Biofabricação (Labbio 3D/UFPA).

Fotografia da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFPA, professora Iracilda Sampaio, sorridente ao testar uma peça confeccionada na impressora 3D. A professora exibe a peça que está colocada em sua mão direita.

“A UFPA tem orgulho de contar com pesquisadores jovens atuando em áreas estratégicas da ciência, com determinação e competência como a professora Marcele Passos, que lidera as pesquisas com foco no desenvolvimento tecnológico sustentável, inovação e empreendedorismo, para atender aos segmentos da saúde, agricultura e cosmetologia, por meio da valorização dos recursos naturais da região amazônica. A equipe, composta por pesquisadores e entusiasmados discentes de graduação e pós-graduação, completa o tripé mais importante da Instituição, o ensino, a pesquisa e a extensão”, elogiou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Iracilda da Cunha Sampaio.

Ligado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB), o Labbio 3D tem como objetivo principal a busca pelo desenvolvimento tecnológico sustentável, por meio de insumos da biodiversidade e resíduos amazônicos que resultem na produção de biomateriais, bioprodutos e biopolímeros. O espaço é o primeiro da UFPA a contar com sistemas 3D associados a bioativos da Amazônia para o desenvolvimento de dispositivos com foco em testes de medicamentos, biocurativos e doenças. A ideia é atender, especialmente, aos setores agroambiental, de saúde e de cosmetologia.

Fotografia destaca a professora Marcele Fonseca Passos, enquanto ela fala. A professora é uma mulher parda, de cabelos castanhos, lisos e longos. Ela usa um óculos de armação redonda e segura um celular na mão direita.

“Trata-se do primeiro laboratório da UFPA com sistemas tridimensionais que envolvem insumos bioativos para desenvolver dispositivos para testes de medicamentos e doenças e biocurativos, apresentando potencial para parcerias no desenvolvimento de pele sintética, substituindo, assim, os testes que são atualmente feitos em animais no desenvolvimento de cosméticos”, exemplifica a coordenadora do espaço, professora Marcele Fonseca Passos.

No laboratório, as tecnologias de biofabricação empregadas incluem a manufatura aditiva – produção, que permite desenvolver produtos em um curto espaço de tempo com base num modelo digital (impressão 3D e bioimpressão 3D); a rotofiação – técnica de produção de fibras que utiliza o giro em alta velocidade de um reservatório ao qual é adicionado uma solução polimérica; e a eletrofiação –  técnica de produção de fibras formadas de soluções precursoras expostas a um campo elétrico, em condições de pressão e temperatura ambiente. Conta, ainda, com biorreatores e reatores químicos para a produção de bioinsumos agrícolas e  bioplásticos.

Fotografia de uma bancada do laboratório. Sobre esta bancada, diferentes tipos de equipamentos que serão utilizados no novo laboratório. e algumas peças já produzidas pela impressora 3D.

O novo espaço reúne pesquisadores da UFPA e do Instituto Evandro Chagas, além de manter parcerias com empresas privadas (Open Innovation e Apoé Biotecnologia) e com as Universidades Federal de São Paulo (Unifesp), de Minas Gerais (UFMG) e da Paraíba (UFPB). Com atuação no tripé ensino, pesquisa e extensão, e foco no empreendedorismo, o laboratório conta com diversos projetos aprovados e o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“O laboratório vai trazer uma nova frente de pesquisa multidisciplinar na UFPA. Ele tem foco no desenvolvimento de materiais na área clínica (biomateriais) e em produtos sustentáveis. Vai representar um espaço que abre a diversos talentos o exercício do ensinar, do aprender e do pesquisar”, orgulha-se Passos.

Fotografia posada de um grupo de pesquisadores dentro do laboratório inaugurado.

Atualmente, fazem parte do dia a dia do laboratório alunos de graduação (bolsistas e voluntários de Iniciação Científica) e pós-graduação nas áreas de ciência e engenharia de materiais, ciências farmacêuticas e biotecnologia. Ao todo, a equipe já recebeu 16 premiações em congressos internacionais e editais voltados a áreas de inovação, acumulando a aprovação de R$ 1 milhão de investimentos em projetos de incentivo.

“Pretendemos transformar o Labbio 3D em um local de inovação, ou seja, um espaço físico criativo e colaborativo para educação empreendedora, com base nas tendências do mercado. A cultura de inovação é extremamente necessária para transformar perguntas em respostas, com uma demanda específica, e esse é também o nosso papel como pesquisadores”, defende a coordenadora do novo laboratório.

Inauguração – A cerimônia de inauguração do Laboratório de Biomateriais, Bioprodutos e Tecnologias de Biofabricação (Labbio 3D/UFPA) foi realizada no dia 22 de janeiro e contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Iracilda da Cunha Sampaio; do diretor de Pós-Graduação, Marcelo Nazareno Vallinoto de Souza; do diretor do Instituto de Ciências Biológicas, professor José Ricardo dos Santos Vieira; e da pesquisadora do Instituto Evandro Chagas Ana Paula Drummond Rodrigues.

TEXTO: Edmê Gomes Paixão – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Alexandre de Moraes – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA