UFPA inaugura acervo artístico na Casa de Estudantes Universitários

Com o objetivo de contribuir para a formação de estudantes residentes na Casa de Estudantes Universitários da Universidade Federal do Pará (CEUS/UFPA), a UFPA inaugurou a exposição do acervo doado por artistas paraenses ao projeto “Arte Acolhedora na Casa de Estudantes Universitários da UFPA”. As obras doadas incluem pinturas em tela, fotografias e painéis. Tudo produzido por artistas consagrados no ambiente artístico paraense e por jovens talentos.

Na origem do projeto está a ideia de construção de um espaço integrador e acolhedor na moradia estudantil do Campus Belém, por meio da vivência de estudantes com as artes de diversas expressões.

À inauguração compareceram o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; a pró reitora de Ensino da Graduação, Loiane Prado Verbicaro; o Superintendente de Assistência Estudantil da UFPA (SAEST), Ronaldo Araújo; o pró-reitor de Relações Internacionais, Edmar Tavares da Costa; o diretor do Centro de Processos Seletivos, Doriedson do Socorro Rodrigues, além das(os) moradoras(es) da CEUS/UFPA; e diversos artistas que doaram suas obras ao projeto.

O reitor Emmanuel Tourinho iniciou sua saudação agradecendo às pessoas que contribuíram com o projeto, apontando tratar-se de uma conquista importante para a CEUS/UFPA e para a política de assistência estudantil da UFPA. O reitor agradeceu de modo especial à equipe da SAEST e às(aos) artistas que, com sua sensibilidade e generosidade, participam da iniciativa.

“A SAEST tem feito um trabalho que é exemplar, um modelo para outras instituições brasileiras. Há poucos dias fomos citados em um relatório do Tribunal de Contas da União sobre boas práticas na área de política de assistência estudantil, com a referência ao projeto ‘UFPA Territórios de Acolhimento’, que é um braço dessa filosofia que aqui também se manifesta”, orgulhou-se. “A ideia de fortalecer a política de assistência estudantil não é apenas para garantir a permanência, mas, sobretudo, para garantir que a aluna e o aluno da Universidade Federal do Pará sintam-se acolhidos e realmente valorizados. Nosso projeto só será bem sucedido se cada um for bem sucedido na sua trajetória nesta instituição”, ressaltou o reitor.

Integração – Ao considerar que os ambientes são representações das organizações humanas, o projeto “Arte Acolhedora” foi pensado como uma ação institucional da SAEST/UFPA, para que a arte seja vista como um elemento significativo no acolhimento e na formação acadêmica e, também, promotora de experiências coletivas e individuais sensíveis.

“Nós queremos ter uma Universidade de excelência. Também uma Universidade que forme pessoas capazes de construir o país que queremos e isso não é possível sem arte e cultura. Não vamos vencer o fascismo sem arte e cultura, que são essenciais para desenvolver a consciência, a sensibilidade e a empatia. Fico feliz e estou muito bem impressionado com o que estou vendo aqui. Reitero a nossa  gratidão enorme às artistas e aos artistas que estão contribuindo muito generosamente. Todos estão sendo construtores conosco desta Universidade que nós queremos”, enfatizou Tourinho.

O superintendente da SAEST, Ronaldo Araújo, destacou a importância de fazer da UFPA um espaço cada vez mais acolhedor, onde os estudantes sintam-se fazendo parte da comunidade. “A arte cumpre o papel importante de tornar esse ambiente um espaço mais agradável. E não só isso. No contato com a arte, a gente faz aquilo que José Saramago dizia que era função da universidade, ‘Não só formar bons profissionais, mas formar bons cidadãos’. A arte é um componente fundamental na formação de qualquer cidadão”, refletiu.

Eixos do projeto – o projeto “Arte Acolhedora na Casa de Estudantes Universitários da UFPA”, foi desenvolvido em dois eixos temáticos:  A produção de arte em parede com a construção de painéis na sala de recreação e nos corredores que dão acessos aos quartos; e a formação de um acervo de obras artísticas, por meio de doações de artistas paraenses para serem integradas às áreas de livre circulação.

Projeto Arte Acolhedora – A maioria das autoras(es) dos painéis de paredes é constituída por jovens artistas e estudantes de arte da UFPA. As obras doadas compõem o cenário das artes paraenses em múltiplas linguagens e composições.

Gabriel Ramos da Vera Cruz é graduando do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPA e autor da obra intitulada ‘Fome’. “Quando eu recebi esse convite para participar do projeto, fiquei muito feliz de estar em uma Casa do Estudante que é local de acolhimento. É muito interessante ver que essa oportunidade surgiu, porque quando eu recebi o convite, essa era a obra que eu estava finalizando. Acho que foi uma coisa do destino”, comenta o jovem.

Quem também doou uma de suas obras foi a artista plástica paraense Eliene Tenório. Fragmentos do Corpo é a obra de Tenório em exposição. “Foi de uma riqueza muito grande ter escolhido trazer obras de arte para ilustrar esse espaço, que é muito importante e ao mesmo tempo, incentiva as pessoas”.

O artista e diretor do Museu de Arte Sacra, Emanuel Franco, doou a obra Pássaro da Ilha, parte de uma série chamada Pássaros do Mangue, de 2021. “Esse é projeto acolhedor da nossa cultura que se junta numa soma, gradativamente, à toda iniciativa cultural que a Universidade vem fazendo durante todo esse tempo”, elogiou. Ao todo, o projeto contempla três painéis e 26 obras doadas.

Projeto “Arte Acolhedora na Casa de Estudantes Universitários da UFPA
Local: Casa de Estudantes Universitários da UFPA, campus III, Belém
Realização:  Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA (SAEST)

TEXTO: Nilmara de Melo, Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA