A Universidade Federal do Pará inaugurou, no último dia 9 de dezembro, no Campus Salinópolis, o Complexo Tupi (CT), um novo espaço voltado ao desenvolvimento de atividades de pesquisa científica e tecnológica nas áreas de petróleo e energia.
Chamado complexo Tupi, o espaço foi concebido a partir de uma estrutura modular, composta por contêineres adaptados, garantindo ambientes adequados para pesquisadores, bolsistas de iniciação científica e estudantes de pós-graduação. A proposta alia funcionalidade, sustentabilidade e rapidez na implantação, atendendo às demandas dos projetos científicos em curso.
A implantação do espaço contou com investimento aproximado de R$ 1 milhão, financiado pela TotalEnergies, por meio da cláusula de investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A iniciativa reforça o compromisso com a formação de recursos humanos qualificados e o estímulo à inovação tecnológica no setor energético.
A nova infraestrutura dará suporte direto aos projetos de pesquisa desenvolvidos no LCPETRO, com foco na melhoria da produção de petróleo em reservatórios do Pré-Sal, além de servir como base para futuras iniciativas nas áreas de petróleo e energia, ampliando o alcance das atividades científicas da UFPA.
Participaram da inauguração Pedro Tupã Pandava Aum, coordenador do Complexo Tupi; Raphael Gachet, representante da TotalEnergies; Lindomar Miranda Ribeiro, coordenador-geral do Campus de Salinópolis; Edinelson Saldanha Corrêa Lira, diretor da Faculdade de Engenharia; e Raimundo da Costa Almeida, pró-reitor de Administração, representando o reitor da UFPA.
Por que o Nome “Tupi”?
A escolha do nome relaciona-se com um personagem central da mitologia Tupi-Guarani, simbolizando o antepassado primordial dos povos tupis e celebrando a cultura amazônica. A região do nordeste/salgado paraense e a foz do Rio Amazonas, históricas áreas ocupadas pelos povos tupis, têm uma ligação direta com o Campus de Salinópolis.
O nome também é uma referência ao Campo Tupi, o maior campo de petróleo do Pré-Sal brasileiro, descoberto em 2006, conhecido pela produção de óleo leve de alta qualidade, sendo um marco histórico para a indústria petrolífera nacional.

