UFPA inaugura no prédio do Instituto de Ciências da Saúde no Campus do Guamá

"InauguraçãoICS"

O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA) inaugurou seu novo prédio no Setor Saúde do Campus Belém, no Guamá. Agora, a sede administrativa do ICS, que até então funcionava no antigo prédio da Faculdade de Medicina, no Umarizal, e todas as outras faculdades e programas de pós-graduação institucionais da área de saúde estão conjuntamente agregados na Cidade Universitária. A cerimônia de inauguração ocorreu na terça-feira, 13 de dezembro.

O novo prédio está situado próximo à entrada do Portão 4 do Campus Universitário do Guamá, entre o prédio do Centro de Genômica e Biologia de Sistemas e o prédio da Faculdade de Medicina. O Setor Saúde conta ainda com o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza e as sedes das faculdades de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Nutrição e Odontologia. Atualmente, o ICS também possui oito cursos de mestrado e dois de doutorado.

"InauguraçãoICSA cerimônia de inauguração teve a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; do vice-reitor, Gilmar Silva; da diretora geral do ICS, professora Eliete Cunha; e do diretor-adjunto, professor Carlomagno Bahia, os quais, juntos, descerraram a placa inaugural do novo prédio. Demais dirigentes como, pró-reitores(as), coordenadores(as) de faculdades e programas de pós-graduação, bem como a superintendente do Complexo Hospital da UFPA, professora Regina Feio; e o prefeito da UFPA, Eliomar Azevedo, também prestigiaram a inauguração.

O diretor adjunto Carlomagno Bahia iniciou os pronunciamentos referindo-se ao momento ímpar simbolizado pela inauguração do ICS no Setor Saúde, desejo antigo da comunidade acadêmico-administrativa da unidade. Ele lembrou que, tendo iniciado com apenas dois prédios no Campus Guamá, atualmente pertencentes às faculdades de Farmácia e de Odontologia, agora, o Setor Saúde possui sete prédios e têm todas as suas áreas de atuação em proximidade física.

A diretora Eliete Cunha também mencionou a abertura do novo prédio como sendo a concretização de um sonho e a superação de um desafio. Lembrou que o ICS começou como Centro Biomédico, em 1970, e que teve toda a estrutura até agora construída conquistada com muita garra e trabalho. “Testemunhamos o salto de qualidade pelo qual passou o ICS ao longo dos anos, devido seu crescimento, tendo, inclusive, dado origem ao recém aprovado Instituto de Ciências Médicas (ICM), em fase de instalação na UFPA”, afirmou.

"InauguraçãoICSSuperação – O vice-reitor Gilmar Silva também ressaltou a simbologia da inauguração do ICS ocorrer justamente em um contexto nacional de superação da negação da ciência em que os profissionais da saúde têm demonstrado sua importância e dedicação no combate, por exemplo, à pandemia da Covid-19, por meio também da atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), abastecido em grande parte por formandos(as) das universidades públicas. “Esses prédios são a materialização do nosso enfrentamento em um cenário nacional de tantas dificuldades impostas à ciência e à educação”.

Segundo o reitor Emmanuel Tourinho, a instalação da sede administrativa do ICS na Cidade Universitária tornou-se possível graças ao esforço de muitas pessoas e ao trabalho em parceria da Administração Superior e Direção do Instituto. “Este momento marca a consolidação do Setor Saúde no Campus do Guamá, que agora acolhe todas as atividades administrativas e acadêmicas do ICS.  Será importante, agora, fortalecer este setor com novos equipamentos, como um bloco de salas de aulas, infraestrutura de biblioteca e um restaurante universitário”, destacou.

Para o reitor, os avanços na área de saúde da UFPA se refletem em várias áreas. “A UFPA tem acumulado muitos resultados positivos nos campos acadêmico, científico e de gestão, com uma participação importante do ICS. Investimos aqui na qualificação do ensino de graduação, por exemplo com o LabInfra, na expansão da extensão, da pesquisa e da pós-graduação, e com isso estamos dando um salto de qualidade que gera impactos para a população atendida pela UFPA. Não há desenvolvimento sem investimento em ciência e educação“, pontuou.

O momento contou ainda com a apresentação musical dos servidores técnicos-administrativos em educação do ICS, Kleiton Souza, no teclado, e Débora Ribeiro, no vocal. Em seguida, os(a) gestores(a) presentes descerraram a placa inaugural do novo prédio.

Texto e fotos: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA