UFPA inaugura primeiro doutorado em Ciências Farmacêuticas da Amazônia

O curso de doutorado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Pará (UFPA) tem como foco a formação de novos doutores na área de fármacos e medicamentos, na criação de projetos de pesquisa e na promoção do conhecimento científico em Farmácia na região amazônica. Para a aula inaugural, o tema selecionado foi Os Desafios do Tratamento de Doenças Neurodegenerativas e o Potencial Terapêutico de Canabinoides, ministrada no auditório da Faculdade de Medicina (Famed/UFPA), pelo professor Rui Daniel Prediger do Departamento de Farmacologia, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e superintendente de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (CCB/UFSC).

Para dar as boas-vindas aos alunos e demais presentes no evento, estiveram na mesa de abertura a diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS/UFPA), Eliete da Cunha Araújo, a diretora da Faculdade de Farmácia (FACFAR/UFPA), Maria Lúcia Souza Siqueira, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF/UFPA), Enéas de Andrade Fontes Júnior, e a presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF/PA), Carolina Heitmann.

“Precisava ter esse momento simbólico para realmente culminar toda uma trajetória de esforços para que isso acontecesse. A gente tem acompanhado todo o trabalho que foi feito e estamos realmente gratificados, ganhamos o dia, ganhamos a semana, ganhamos o mês, ganhamos o ano com esse feito. Quero cumprimentar toda a Faculdade de Farmácia, todos aqueles que colaboraram de maneira direta e indireta para que isso acontecesse. Estamos muito felizes, muito honrados e agradecemos muito a todo o corpo docente da Faculdade de Farmácia. Isso nos engrandece, isso nos honra e nos dá a certeza de que essa caminhada é exitosa”, pontuou a professora Eliete Araújo, diretora do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA.

Na ocasião, o coordenador do PPGCF da UFPA, Enéas Fontes, agradeceu pela oportunidade de prestigiar a implementação do primeiro curso de doutorado em Ciências Farmacêuticas da Região Amazônica, assim como pelas contribuições e empenho do corpo docente, técnico e discente, tanto atual quanto daqueles que fundaram o programa. Dentro dessa perspectiva, os representantes da mesa de abertura ainda aproveitaram o momento para ressaltar a visibilidade do novo curso do Programa de Pós-Graduação à faculdade e os avanços científicos que novas pesquisas poderão representar futuramente para a Amazônia.

“A palavra que eu posso dizer que expressa muito bem esse momento é gratidão por ter o privilégio de estar na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas nesse momento tão importante, em que o primeiro curso de doutorado em Ciências Farmacêuticas da Região Amazônica está sendo iniciado. Então, hoje eu dou as boas-vindas à primeira turma do curso de doutorado em Ciências Farmacêuticas e agradeço imensamente pelo privilégio de estar vivendo esse momento histórico”, enfatizou Enéas Fontes.

Logo após as apresentações, o professor Rui Daniel Prediger da UFSC iniciou a aula magna do curso em Ciências Farmacêuticas com um panorama atual da utilização de canabinoides no tratamento de enfermidades neurodegenerativas, mais especificamente nas doenças de Alzheimer e Parkinson. Durante a exposição do tema, o professor explicou sobre o histórico das pesquisas e o uso medicinal de canabinoides; os métodos terapêuticos para doenças que resultam em degeneração progressiva e/ou morte das células nervosas e, por fim, sobre os desafios para o desenvolvimento de tratamentos neuroprotetores na doença de Parkinson.

Texto: Victoria Rodrigues – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

TEXTO: Victoria Rodrigues – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA