A Universidade Federal do Pará (UFPA) permanece inteiramente mobilizada, com o firme compromisso de assegurar o retorno seguro e digno de todos os membros da comunidade universitária que deixaram Belém nos quatro veículos da UFPA que seguiam para participação do Congresso da UNE, realizado em Goiânia.
Neste momento, a ação prioritária é o retorno seguro a Belém de todos os estudantes da UFPA que estavam nos ônibus da Universidade. Para isso, a UFPA tem contado com o apoio fundamental do Ministério da Educação que, além de garantir hospedagem a esses estudantes durante o período, está garantindo a operação de regresso por meio de transporte aéreo, conforme disponibilidade de voos comerciais.
Até às 15h deste domingo, 20 de julho, informamos que:
Retorno a Belém
Onze estudantes que integraram a caravana institucional da UFPA chegaram à Belém entre o dia de ontem, 19 de julho, e a manhã de hoje, 20 de julho. Até o fim do dia de amanhã, 21 de julho, outros 11 estudantes da UFPA retornarão ao estado.
Há novas chegadas confirmadas para os próximos dias. Os bilhetes aéreos são enviados diretamente para os e-mails informados pelos próprios estudantes. A UFPA orienta que os estudantes fiquem atentos às caixas de entrada e aos canais de contato com o Comitê de Acolhimento. Em respeito à privacidade dos estudantes e seus familiares, a Universidade Federal do Pará não tornará pública a logística de regresso, incluindo datas e horários de voos programados.
Pacientes hospitalizados
Dois estudantes permanecem hospitalizados, ainda em cuidados intensivos, mas com quadro de saúde em evolução. A Universidade, por meio da Fadesp, mantém auxílio contínuo aos dois familiares que foram deslocados até as cidades onde os estudantes seguem hospitalizados, garantindo suporte e acompanhamento mais próximo. A pedido das famílias, a UFPA reforça a importância de que não sejam detalhadas informações de saúde dos estudantes hospitalizados e solicita à imprensa e à comunidade respeito, sensibilidade e empatia neste momento.
Ações já efetivadas pela Universidade
A UFPA reafirma sua solidariedade às famílias e a todos os membros da comunidade universitária que deixaram Belém nos quatro veículos da UFPA e informa que não tem medido esforços, inclusive com articulações interinstitucionais, para garantir a logística total de retorno dessas pessoas à capital paraense. Desde o momento do acidente, a Reitoria, por meio do Comitê Executivo criado, tem trabalhado incansavelmente para garantir apoio a estudantes, familiares e profissionais envolvidos. Entre as ações já realizadas, destacam-se:
Traslado das vítimas fatais: Os corpos das vítimas da comunidade universitária que vieram a óbito chegaram a Belém na tarde de sexta-feira, 18 de julho, em operação realizada com apoio da Força Aérea Brasileira, da Base Aérea de Belém, do MEC e da Polícia Científica do estado do Pará. Uma das vítimas seguiu diretamente para Altamira, sua cidade natal.
Apoio aos familiares: A operação de traslado também viabilizou o deslocamento de dois estudantes, familiares diretos de uma das vítimas, para participarem da cerimônia de despedida em Belém. Todo o custeio da logística funerária, incluindo o traslado de um dos corpos da capital para o município de Limoeiro do Ajuru, além de auxílio para o deslocamento de familiares para Altamira e Limoeiro do Ajuru, foi assegurado pela Universidade, por meio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).
Central de Acolhimento da UFPA
O atendimento remoto segue disponível pelo número (91) 98272-1213 para contato individual com os estudantes ainda em viagem, para acolhimento remoto aos motoristas e aos servidores que integram a caravana e para apoio emocional a familiares, amigos e coletivos estudantis impactados pelo ocorrido. Com apoio da Força Nacional do SUS e do Norte da Amazônia Airports (NOA), a UFPA também organizou um fluxo especial de atendimento a estudantes que chegam ao estado, bem como seus familiares.
A Administração Superior da UFPA mantém contato contínuo com autoridades e instituições locais, estaduais e federais para assegurar a prestação de assistência integral às vítimas e suas famílias, além da apuração completa dos fatos.
Reforçamos nosso compromisso institucional com a verdade, a responsabilidade e o cuidado com a vida. Novas informações serão comunicadas exclusivamente pelos canais oficiais da Universidade Federal do Pará, conforme forem confirmadas pelas fontes competentes.
Administração Superior da UFPA
Universidade Federal do Pará