A Superintendência de Inovação e Desenvolvimento da UFPA (SInD/UFPA) lançou a primeira chamada pública para o “iLink UFPA”, uma ferramenta de mapeamento de empresas e instituições públicas interessadas em desenvolver projetos inovadores em parceria com a Universidade Federal do Pará. Podem participar empresas ou instituições de qualquer porte ou setor, brasileiras ou estrangeiras, que tenham o objetivo de desenvolver projetos que envolvam a resolução de desafios técnicos em favor do desenvolvimento regional.
O iLink é um canal estratégico de cooperação mútua que cria e estimula a parceria entre academia e mercado, com o objetivo de gerar impacto positivo no mercado e na sociedade, por meio do conhecimento científico da Amazônia. Para tanto, a chamada busca parcerias estratégicas que incentivem a inovação e promovam soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região.
“A UFPA trabalha em todas as frentes do desenvolvimento científico. Diante dessa magnitude, é imprescindível sabermos as demandas das empresas e indústrias para direcionarmos àqueles grupos de pesquisa que melhor possam atender as necessidades do setor produtivo. Portanto, esse mapeamento nos possibilitará estruturar esse processo e permitirá à UFPA realizar o melhor atendimento possível dessas demandas”, diz o superintendente da SInD, Filipe Saraiva.
Podem participar da chamada empresas, startups, órgãos públicos, entidades privadas sem fins lucrativos e sociedades cooperativas do Brasil ou do exterior de qualquer porte e setor. Além dos dados solicitados no formulário, também poderão ser solicitadas informações e documentos complementares. Cada empresa ou instituição pode enviar mais de uma demanda no mesmo formulário.
Os formulários da chamada serão recebidos em modalidade de fluxo contínuo, não tendo, por hora, prazo limite de envio. As informações enviadas serão analisadas para que sejam definidas as que tenham mais afinidade com o objetivo da chamada.Também será dada preferência para análise de demandas de empresas e instituições amazônidas.
Inscrições – Para participar da chamada, as instituições precisam preencher o formulário de mapeamento do iLink com nome completo da instituição, e-mail, cidade/estado, telefone, nome da pessoa representante da instituição para contato da UFPA, atividades principais da instituição, o que ela busca de demanda em termos de parceria com a universidade e onde teve conhecimento sobre a possibilidade de parceria com a UFPA. Após o preenchimento do formulário, a SInD avaliará as informações que foram enviadas e organizará as demandas conforme a convergência com o objetivo da chamada.
Para Filipe Saraiva, a possibilidade de parceria é benéfica para ambas as partes, possibilitando o acesso a pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, a oportunidades de parcerias entre empresas e universidades para submissão em editais de fomento à inovação, o desenvolvimento de soluções tecnológicas sob demanda e o uso da infraestrutura de pesquisa e laboratórios da UFPA. Assim como uma maior aproximação de conhecimentos acadêmicos com demandas do mercado, ampliação de networking e oportunidades de colaboração e contribuição com o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico.
“Esperamos ser procurados por todos os setores das empresas e indústrias paraenses, em especial àquelas relacionadas com bioeconomia, energia, tecnologia da informação, engenharias, fármacos, produtos químicos e outras. Mas também estamos no aguardo e temos capacidade de atender empresas de fora do Pará e, nesse sentido, esperamos ser procurados por grupos da Amazônia como um todo e de outras regiões que tenham interesse no desenvolvimento de produtos e tecnologias característicos da nossa região”, antecipa Filipe Saraiva.
O formulário de inscrições permanecerá aberto em fluxo contínuo até a decisão de fechamento pela SInD. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo e-mail parcerias@ufpa.br com o assunto “iLink UFPA” ou acessar a chamada pública n° 01/2025.