A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), lançou nesta quarta-feira, 23 de novembro, o edital do Programa Ciência & Arte “Povos da Amazônia” (CAPAM), realizado em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Banco Santander. A chamada visa selecionar estudantes indígenas, quilombolas, ribeirinhos ou membros de comunidades extrativistas para realizar período de estágio em laboratórios de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As inscrições podem ser feitas de 23 de novembro a 5 de dezembro de 2022.
O Programa Ciência & Arte “Povos da Amazônia” é fruto de uma parceria da UFPA com a Unicamp e o Banco Santander para promover e financiar intercâmbio científico e cultural de estudantes indígenas, quilombolas, ribeirinhos ou membros de comunidades extrativistas. Após dois anos de pandemia e do lançamento da primeira edição da seleção, uma nova edição é lançada e selecionará até 20 estudantes para realizar estágio no período de 16 de janeiro a 17 de fevereiro de 2023 no campus da Unicamp em Campinas.
Os(As) estudantes contemplados(as) terão as passagens Belém-Campinas-Belém custeadas pela UFPA, assim como alojamento e alimentação (no Restaurante Universitário, nos dias úteis) custeadas pela Unicamp. Também receberão um auxílio de R$ 2.500,00 financiado pelo Banco Santander para outras despesas no período do estágio.
Submissões – Os(As) interessados(as) devem fazer a inscrição de 23 de novembro a 5 de dezembro de 2022, por meio do sistema do Banco Santander, informando dados pessoais e acadêmicos e anexando os seguintes documentos: carta dirigida à PROPESP, em formato livre, manifestando interesse no estágio; comprovante de matrícula; histórico escolar; e declaração atestando a condição de indígena, quilombola, ribeirinho ou membro de comunidade extrativista, obrigatória apenas no caso de estudantes que não ingressaram pelos Processos Seletivos Especiais para Indígenas e Quilombolas e do Curso de Etnodesenvolvimento ou pelas cotas para pretos(as), pardos(as) e indígenas do Processo Seletivo da UFPA.
Podem concorrer estudantes indígenas, quilombolas, ribeirinhos ou membros de comunidades extrativistas, regularmente matriculados em qualquer curso de graduação ou área do conhecimento, que tenham cursado pelo menos quatro semestres do curso ao qual está vinculado.
A previsão é que o resultado da seleção seja divulgado até o dia 9 de dezembro de 2022 e será realizada uma reunião com os(as) estudantes selecionados(as) ainda em dezembro deste ano para orientações sobre o estágio. Em paralelo a seleção realizada pela UFPA, a Unicamp também realiza uma seleção interna de grupos que se candidatam para receber os(as) discentes.
Sessão de lançamento do edital – Uma sessão de apresentação do Programa e anúncio do edital ocorreu na última segunda-feira, 21 de novembro, no Auditório do Prédio da Reitoria, em Belém. A pró-reitora da Propesp, Iracilda Sampaio, apresentou os principais pontos do edital e rememorou a experiência da primeira edição do Programa, realizada em janeiro de 2020. “Os estudantes que participaram da primeira edição do programa foram muito bem acolhidos pela administração superior e pelos grupos de pesquisa e laboratórios da Unicamp. Retornaram muito animados com a experiência vivenciada”, lembrou.
O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, agradeceu à Propesp a organização do edital e à Unicamp e ao Santander a parceria. Também explicou o histórico do diálogo para a concepção do Programa e a sua importância para a política de inclusão da Universidade. “O Programa “Ciência & Arte Povos da Amazônia” tem um valor especial para a UFPA e esta nova edição é motivada pelo resultado extraordinário da primeira. Pudemos ver a diferença que o Programa fez para a formação e o horizonte de desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes que participaram. O edital também cumpriu com o propósito de levar à Unicamp – uma das mais importantes instituições de ensino superior brasileiras, no sudeste do país – conhecimentos sobre a região amazônica. Este edital também é uma oportunidade para formar as pessoas de outras regiões sobre a realidade da Amazônia”, destacou.
Também participou da sessão de lançamento do edital a gerente da agência do Banco Santander na UFPA, Larysse Vieitas, que agradeceu a parceria com a UFPA em uma oportunidade tão importante para estudantes da região amazônica e se colocou à disposição para dar suporte no processo de inscrição.
A sessão contou ainda com a presença do vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, pró-reitores, dirigentes de unidades de Belém e dos demais campi da UFPA, assim como de docentes envolvidos na implementação de políticas de ações afirmativas e de estudantes indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas. Os discentes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o programa e o edital, e contribuirão agora com a sua divulgação junto à comunidade estudantil da UFPA.
Serviço:
Programa Ciência & Arte “Povos da Amazônia” (CAPAM)
Período de inscrição: 23 de novembro a 5 de dezembro de 2022.
Acesse o sistema de inscrição aqui.
Acesse o edital aqui.
A Propesp disponibiliza os seguintes contatos para dúvidas e auxílio para inscrição: propesp@ufpa.br, 3201-7123 / 98072-1170 (WhatsApp).
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.