A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio de sua Pró-reitoria de Extensão (PROEX), lançou nesta segunda-feira, 4 de junho, um edital em parceria com o Movimento República de Emaús. O edital prevê a seleção de 10 projetos de extensão que irão funcionar em parceria com o Movimento. Para cada projeto serão destinadas duas bolsas, um computador, uma impressora e também uma quantia para custeio das ações.
O reitor Emmanuel Tourinho celebrou o edital, que é fruto de um convênio firmado entre a Universidade e o Emaús, no final do ano passado. “O acordo que fizemos no final do ano passado começa a gerar as primeiras ações agora. A nossa intenção, ao desenvolver esses projetos de extensão em parceria com o Movimento de Emaús, é contribuir com o trabalho deles, voltado à transformação da realidade social em um bairro de periferia”, afirmou.
Ainda, segundo o reitor, essa iniciativa é uma oportunidade de avançar na formação dos alunos e também cumprir o papel da UFPA na sociedade. “Fazendo isso, nós estamos dando um passo importante no cumprimento da nossa função social, que é formar cidadãos para uma sociedade justa, sustentável, solidária. Esta troca de experiências será boa para todos, inclusive para os nossos alunos que, interagindo com a comunidade, vão ter uma compreensão mais avançada da realidade social na qual eles têm obrigação de intervir como profissionais, quando saírem da universidade”, frisou.
O padre Bruno Sechi, fundador do Movimento, reiterou a importância do convênio e afirmou que os objetivos da Universidade e do Movimento são os mesmos. “Esta parceria mostra que a UFPA está inserida na comunidade e preocupada com os seus problemas e é nesse meio em que nós vivemos que devemos dar nossa contribuição".
A coordenadora geral do Movimento República de Emaús, Inácia Winholth, comemorou a parceria, que considerou como sendo muito importante para o Movimento. “Para nós, esta parceria é muito positiva, pois a Universidade está se dispondo a levar para o Movimento o conhecimento produzido aqui e ainda a estar junto com a comunidade, ajudando nos projetos que já desenvolvemos em áreas como educação, tecnologia, lazer, arte e cultura. Torcemos para que esta parceria seja duradoura”, afirmou.
O pró-reitor de extensão, professor Nelson Souza Júnior, explicou que a ideia é que exista uma troca de conhecimentos entre a Universidade e a comunidade. “O objetivo é levar nossos conhecimentos, nossas tecnologias à comunidade e também aprender as técnicas e os saberes que o Movimento já pratica nos seus 40 anos de existência. São projetos de dupla via, a Universidade vai até a sociedade, leva seus conhecimentos, e traz de volta para ela os conhecimentos da sociedade”, enfatizou.
Confira o Edital completo aqui.
Texto: João Pedro Bittencourt – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Nayana Batista