menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

UFPA lança o Cadastro Geral de Assistência Estudantil

"CADGEST"

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), com o objetivo de ampliar o acesso aos programas de assistência e acessibilidade a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, lança o Cadastro Geral de Assistência Estudantil, o Cadgest. A partir de agora, todo (a) estudante que desejar solicitar auxílios e bolsas da Saest/UFPA deverá preencher o Cadastro Geral. Para este ano de 2022, a inscrição no Cadgest inicia em 7 de março e vai até 5 de abril, pelo Sistema Gerencial de Assistência Estudantil.

O Cadastro Geral vai substituir os vários editais que a Saest/UFPA publicava para cada auxílio. Com a implantação da Cadgest, o (a) discente vai se inscrever apenas uma vez no início de cada semestre letivo e inserir os documentos exigidos no Edital nº 01/2022 SAEST/UFPA, que rege o cadastro. Os dados gerados no sistema terão a validade de três anos, a partir da finalização da inscrição, bastando o (a) estudante fazer a opção para o auxílio a que deseja concorrer, quando abrir o prazo de solicitação, sem a necessidade de envio novamente de documentos.

Mudanças – Com a implantação do Cadgest, haverá uma mudança substancial no critério de renda para o acesso aos programas de assistência e acessibilidade na UFPA. O teto máximo de renda não será mais de 3 salários mínimos por família, mas sim de 1,5 salário mínimo per capita (a renda somada de cada pessoa da família e dividida pelo número de componentes familiares). Esta modificação vai permitir um aumento da abrangência de estudantes que poderão participar dos programas da Saest/UFPA.

Além dos critérios de renda, foram inseridas, nos conceitos norteadores do edital que fundamenta o Cadgest, novas situações que ampliam o processo de análise do perfil do (da) estudante, a exemplo de condições de vínculos familiares, afetivos e comunitários fragilizados ou rompidos, abandono, maus-tratos físicos e psíquicos, abuso sexual e assédio, situação de rua, sociabilidades referentes a gênero, à etnia, com deficiências e uso de substâncias psicoativas.

Experiências – O Cadgest foi aprovado pelo Fórum de Assistência e Acessibilidade da UFPA. A proposta foi baseada em experiências de outras universidades que já adotam um único cadastro para diversos programas. Na UFPA, em especial, durante a oferta de auxílios digitais no contexto de pandemia da covid-19, revelou-se a necessidade de se ter, previamente, um conhecimento do perfil dos (das) estudantes por meio de um cadastro geral, o qual permita a simplificação e inclusão de alunas e alunos em situação de vulnerabilidade.

Inscrição– Para se inscrever no Cadgest, o(a) estudante precisa estar regularmente matriculado(a) em curso de graduação da UFPA. Neste primeiro semestre de 2022, as inscrições, no cadastro, estarão disponíveis no período de 7 de março a 5 de abril pelo Sistema Gerencial de Assistência Estudantil.

Após acessar o sistema, é necessário preencher os Questionário Socioeconômico e inserir os documentos solicitados anexos ao edital. Os(As) estudantes devem ficar atentos(as) para o cumprimento de todas as exigências constantes no edital para que sua inscrição no Cadgest seja deferida e o(a) torne credenciado(a) à solicitação de auxílios e bolsas da Saest/UFPA.

Os programas de assistência e acessibilidade da Saest/UFPA que serão atendidos por meio do Cadgest referem-se a auxílios financeiros e a alguns serviços. Já aqueles considerados de fluxo permanente, a exemplo do PAI-PCD, Proap, Pró-Pedagógico, Prorede e Programa Estudante Saudável (PES) não farão parte do Cadastro Geral, podendo ser solicitados no calendário definido pela Saest/UFPA.

Serviço:

Inscrição: Cadastro Geral de Assistência  Estudantil – CADGEST

Período: 7 de março a 5 de abril de 2022

Plataforma: SIGAEST

Informações: saestcae@ufpa.br e/ou 32017346

Acesse o edital do CADGEST.

Acesse o edital em Libras.

Acesse o edital acessível em leitor de tela.

Texto e arte: Divulgação Saest/UFPA

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo