menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

UFPA outorga título de Professora Emérita à professora Maria de Nazaré dos Santos Sarges

A riqueza do fazer acadêmico reconhecida. Com uma carreira de quase meio século de dedicação ao magistério superior, a professora Maria de Nazaré dos Santos Sarges recebe na próxima sexta-feira, 10 de maio, o título de Professora Emérita da Universidade Federal do Pará (UFPA). O título foi proposto ao Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e a cerimônia será realizada no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), setor profissional do campus Guamá.

Ao longo da jornada como docente, Maria de Nazaré Sarges, atuou no IFCH em prol “da constituição da área de História e da consolidação da Universidade que temos hoje”, destaca o parecer que recomendou a aprovação da concessão do título, assinado pela conselheira Maria Ataide Malcher. Naná, como ficou conhecida também na academia, é a 52ª docente da instituição a receber a honraria, a nona do sexo feminino.

Na Universidade, o título de Professor(a) Emérito(a) é concedido a docentes que tenham contribuído de forma significativa para o desenvolvimento institucional, com forte atuação na área de ensino, pesquisa e/ou extensão. No decorrer da carreira, Sarges orientou 98 Graduados, 16 bolsistas de Iniciação Científica, 18 bolsistas Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), 10 especialistas; 13 mestres e 7 doutores. Foram 11 projetos de pesquisa liderados e 15 livros publicados com destaque para “Belém: Riquezas Produzindo A Belle-Epoque, 1870-1912 (Coleção Açai)”, obra considerada pioneira e referência para os estudiosos do tema.

Antes da aposentadoria, a docente foi chefe do Departamento de História, coordenadora e vice-coordenadora de cursos de especialização e coordenadora do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em História, realizado pela UFPA em parceira com a Pontifícia Católica (PUC) de São Paulo. Por oito anos, foi diretora-geral do atual IFCH e integrou o grupo de professores que desenvolveu o Programa de Interiorização implementado na década de 1980. “Não resta dúvida que a professora Sarges compôs o núcleo embrionário da pesquisa na área, e atualmente muito do que foi iniciado por ela destaca a UFPA na área de História”, sublinha o parecer de recomendação.

Atualmente, a professora ocupa a cadeira 65 do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) e é diretora da Cátedra João Lúcio de Azevedo da Universidade Federal do Pará, integrada ao Instituto Camões de Portugal.

Serviço 

Solenidade de outorga do título de Professora Emérita a Maria de Nazaré dos Santos Sarges
Data: 10 de maio de 2024
Horário: 17h
Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), setor profissional do campus Guamá.

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional, com informações e relatos do Parecer Consepe

ARTES: Cerimonial UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo