UFPA participa de live da Andifes no Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Ciência

"Em

Nesta sexta-feira, 15 de outubro, será o Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Ciência, anunciado e convocado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Como parte das mobilizações, a Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) vai realizar uma live sobre o financiamento da ciência e tecnologia no Brasil, às 10h, com transmissão ao vivo pelo Canal da Andifes no YouTube.

O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, é um dos convidados do debate, que será mediado pelo presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus David, com as participações do presidente do Consenho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Ferreira Vilela; do presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Odir Antônio Dellagostin; da presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Calé; do reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan; do reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles; e do reitor da Universidade Federal Fluminense (UFU), Valder Steffen.

Outras programações estão sendo organizadas para esta data por associações e entidades científicas e acadêmicas. A partir das 13h30, a SBPC vai realizar a mesa-redonda “Cortes no orçamento do MCTI: Qual a solução?”, com a participação de parlamentares e de representantes de entidades da área de CT&I. A atividade será transmitida pelo Canal da SBPC no YouTube.

O dia de mobilizações coincide com o Dia do Professor, com o objetivo de envolver toda a sociedade no movimento em defesa da Ciência, Tecnologia e Educação no país.

Veja no site da SBPC a programação preliminar de várias entidades.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, com informações das Assessorias da Andifes e da SBPC.

Arte gráfica: Divulgação Andifes.