A Universidade Federal do Pará (UFPA) está com tudo pronto para dar as boas-vindas aos seus novos estudantes durante a Semana do Calouro 2025. A instituição se prepara para celebrar, de forma acolhedora e vibrante, a chegada das novas turmas de graduação com o tema Ciência e Vozes da Amazônia. A programação será realizada nos dias 28, 29 e 30 de abril.
A edição deste ano traz novidades. Com destaque para atividades artísticas e culturais, a programação foi pensada para promover maior integração entre os calouros e os diferentes setores da universidade. A ideia é que os estudantes se sintam parte da comunidade universitária desde o primeiro momento. Calouros das diferentes áreas do conhecimento estarão juntos durante as atividades.
“Pensamos uma programação horizontal para garantir que os calouros sintam, desde o início, que a UFPA é um espaço plural, acolhedor e cheio de oportunidades. É nossa forma carinhosa de dizer: vocês fazem parte disso tudo”, destaca o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva.
No campus Guamá, a programação começa, a partir das 9h com recepção às calouras e aos calouros e as boas vindas do reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, que estará acompanhado da vice-reitora, Loiane Prado Verbicaro, da pró-reitora do ensino de graduação, Maria Lucilena Gonzaga, e do representante do Diretório Central dos Estudantes. No palco, às 10h, uma aula sobre exclusão social, racismo e o corpo do diferente no ballet clássico, com o espetáculo teatral Nas Mãos do Santo Preto, desenvolvido pelos pesquisadores Carlos Dergan e Gabrielly Albuquerque.
A recepção continua na área externa ao CEBN com muito colorido e clima de festa graças à apresentação do Auto do Círio e do cantor Pinduca que entoará a clássica “Marcha do Vestibular” e outros sucessos do carimbó. As atividades da segunda-feira são encerradas com a saída das Atléticas dos cursos para o Restaurante Universitário do campus básico.
Após um primeiro dia de energia lá em cima, a programação da terça-feira coloca em evidência os institutos e faculdades, com atividades organizadas por cada unidade acadêmica. Esse é o momento pensado para os novos alunos conhecerem de mais perto seus cursos, professores, colegas e os espaços onde passarão os próximos anos.
Já o terceiro dia será dedicado à apresentação dos espaços físicos da UFPA. A programação inclui uma caminhada guiada pela cidade universitária, com saída às 8h30 do quarto portão; as Tendas do Conhecimento, no CEBN, com informações sobre projetos, ações, oportunidades e serviços oferecidos pela Universidade; e o encerramento com apresentação da Administração Superior e Movimento Estudantil, seguida da apresentação da Banda da Escola de Música da UFPA e do rapper, poeta e ator Pelé do Manifesto, trazendo muita arte e potência sócio-racial.
Com a Semana do Calouro 2025, a Administração Superior busca fortalecer o compromisso institucional com o acolhimento e a formação cidadã. Além da programação de boas-vindas, a Semana do Calouro também contará com uma programação paralela, que envolve campanhas de doação e atividades desenvolvidas pelos campi, pelos institutos e pelas faculdades.
“Nossa perspectiva é mantermos um ambiente acadêmico acolhedor e inclusivo, onde ciência, arte, cultura, afeto sejam associados à Universidade Federal do Pará, instituição que se propõe sempre democrática e plural”, afirma a pró-reitora de ensino da graduação, Maria Lucilena Gonzaga.
Trote solidário – O Trote Solidário e Sustentável é uma ação socioambiental realizada pela UFPA desde 2012, que consiste no recebimento de materiais, como apostilas, rascunhos, cadernos, agendas e livros usados, que serão destinados aos catadores e às catadoras de materiais recicláveis por meio da Coleta Seletiva Cidadã, ou, dependendo do estado de conservação, também podem ser aproveitados em projetos sociais, especialmente bibliotecas comunitárias.
A participação na atividade visa também despertar nas(os) alunas(os) recém-chegadas(os) à UFPA uma consciência ambiental e cidadã, com a inclusão social das catadoras e catadores. Para a coleta do material, a equipe do projeto está com um ponto de arrecadação no estacionamento do CEBN, que funciona das das 9 às 12h e das 14h às 17h, de 22 a 25 de abril e nos dias 28,29 e 30 de abril
Doação de sangue e medula óssea – A UFPA e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) possuem uma parceria que tem o objetivo de sensibilizar as pessoas para se tornarem doadoras frequentes e terem entendimento sobre a responsabilidade social da doação, com fins de atender às demandas hospitalares. Assim, todos os anos, durante a Semana do Calouro, o Hemopa estaciona sua Unidade Móvel nas proximidades do Centro de Eventos Benedito Nunes, para a realização de coleta de sangue e cadastro de novos doadores de medula óssea.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos (menores de idade devem ter autorização dos/as responsáveis), alimentadas, que não tenham sido positivadas para covid-19 nos últimos dez dias, munidas de documento de identidade oficial com foto. Já para o cadastro para possível doação de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.