UFPA promove bate-papo com o documentarista João Moreira Salles

"Topo

No dia 9 de dezembro, a Reitoria da Universidade Federal do Pará irá realizar um bate-papo com o documentarista, produtor e editor João Moreira Salles. O evento acontece no Teatro Universitário Cláudio Barradas, a partir das 19h, com entrada franca. A moderação do bate-papo será feita por Jorane Castro, cineasta e docente do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte da UFPA.

João Moreira Salles dirigiu China, o Império do Centro (1987), documentário que marcou sua estreia como diretor (em 1985, já havia assinado o roteiro da série Japão: uma Viagem no Tempo). Em 1998, depois de realizar dois projetos nos EUA e um no Quênia, produziu o documentário Futebol. Seu primeiro longa-metragem, Nelson Freire, chegou aos cinemas em 2003, seguido pelo documentário Entreatos, de 2004.

Escreve, produz e dirige Santiago (2007), documentário incluído no livro 100 Melhores Filmes Brasileiros de Todos os Tempos, da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e ganhador do prêmio de melhor documentário no Festival Cinéma du Réel, na França, e no Miami Film Festival, nos Estados Unidos. João Moreira Salles fundou, em 2006, a revista mensal Piauí.

Serviço:

Bate-papo com João Moreira Salles

Data: 9 de dezembro de 2019, às 19h

Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas –  Av. Cônego Jerônimo Pimentel, nº 546, esquina com a Tv. Dom Romualdo de Seixas

Texto e arte: Divulgação