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TAMANHO DA FONTE

UFPA promove fóruns de discussão sobre graduações e licenciaturas

Entre os dias 22 e 24 de novembro, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação realizou os Fóruns de Graduação e das Licenciaturas da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento reuniu gestores, docentes e discentes de diferentes institutos, faculdades e campi, além de dirigentes da administração superior. O tema debatido este ano foi Diversidade, Inovação e Interdisciplinaridade na Graduação: Desafios e Possibilidades.  

A mesa de abertura contou com a participação do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; da pró-reitora de Ensino de Graduação, Loiane Prado Verbicaro; do presidente do Fórum de Dirigentes das Unidades Acadêmicas da UFPA em Belém, Marcos Monteiro Diniz; da presidenta do Fórum dos Coordenadores e Coordenadoras dos Campi da UFPA, Rosa Helena Oliveira; e do coordenador-geral do Diretório Central do Estudantes, Alan Nunes.  

Em seu pronunciamento, a pró-reitora de Ensino da Graduação destacou o caráter propositivo do evento. Segundo ela, a reunião da comunidade acadêmica que acontece anualmente busca indicar soluções e possibilidades para a formação acadêmico-profissional por meio de propostas de aperfeiçoamento das políticas, diretrizes e normas da graduação na UFPA. 

“Os fóruns são espaços coletivos reflexivos e propositivos de diálogo e discussão acerca dos desafios presentes na gestão dos cursos de graduação, bem como de ações e políticas institucionais de qualificação da educação superior na UFPA. Suas ações são direcionadas para defesa da universidade pública de qualidade democrática e inclusiva, assim como para defesa do pluralismo de ideias e de pensamento, respeito à ética e à diversidade racial, cultural, social e étnica e para defesa da excelência acadêmica como compromisso social”, frisou Verbicaro.  

Representando a comunidade discente, Alan Nunes fez um discurso forte e de defesa da democracia universitária. Ele destacou a importância da diversidade dentro das Instituições de Ensino Superior. “A universidade pública não foi pensada por nós. Não foi pensada para os estudantes da periferia, quilombolas, indígenas, ribeirinhos, mas nós ocupamos esse espaço e, graças a isso, temos condições de construir políticas que mudem a vida de diversos jovens. Momentos como este, em que a comunidade se reúne para pensar o futuro da universidade, são importantes por isso e precisamos estar aqui trazendo também as nossas contribuições”, defendeu Nunes.   

A presidenta do Fórum dos Coordenadores e Coordenadoras dos Campi da UFPA, Rosa Helena Oliveira, celebrou a realização do encontro no qual, para ela, todos unem forças para encontrar soluções frente aos problemas que atingem a formação. Ela também agradeceu à organização por não deixar os campi de fora das discussões. Em 2023, o tema central para os debates foi escolhido após levantamento realizado pela Proeg com os dirigentes da Instituição. O presidente do Fórum de Dirigentes das Unidades Acadêmicas da UFPA em Belém, Marcos Monteiro Diniz, parabenizou a Proeg por escutar atentamente os dirigentes da capital e do interior e por trazer para discussão temáticas que apareceram com frequência nesse período, como flexibilização, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino.   

O reitor Emmanuel Zagury Tourinho também agradeceu o empenho de todas as pessoas envolvidas na gestão dos cursos no período da pandemia e demonstrou satisfação com a ampla participação da comunidade no evento. Ele destacou os resultados que a Universidade tem colecionado e falou da posição de liderança que a instituição ocupa hoje não apenas na região como também no país. 

“Fazemos um ensino que é referência de qualidade, mas não estamos acomodados com essa posição. Sabemos que há muito mais a fazer e é por isso que estamos aqui debatendo como inovar para que nossa universidade forme pessoas cada vez mais aptas a contribuir com o desenvolvimento da sociedade e a promoção da cidadania”, salientou o reitor. 

Qualidade de ensino – Com base no tema do evento, Emmanuel Tourinho deu sequência à abertura ministrando a conferência “Qualidade e Indicadores da Graduação das Universidades Federais: Acesso, Permanência e Êxito no Ensino Superior”. Abordou questões ligadas aos indicadores de qualidade e aos desafios enfrentados pelas instituições públicas de ensino superior para garantir ocupação, permanência e sucesso dos estudantes. Em sua fala, apresentou dados do Censo da Educação Superior 2022, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em outubro, e teceu importantes reflexões sobre os rumos da educação superior.

“O estudante não depende mais da universidade para ter acesso ao conhecimento. Mas precisa da universidade para aprender a interpretar, interrogar e integrar o conhecimento disponível em várias áreas. A universidade deve prover aos estudantes a oportunidade desse aprendizado na interação com diferentes conhecimentos e saberes, em um ambiente de diálogo e construção interdisciplinar”, desafiou o reitor propondo uma reflexão mais ampla sobre a formação contemporânea na educação superior.

Texto: Edmê Gomes – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom/UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

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