menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

UFPA promove integração com Semana da(o) Caloura(o) 2024

Sonhos, expectativas e alegria marcaram a recepção das(os) calouras(os) 2024 na Universidade Federal do Pará (UFPA). As(Os) novas(os) alunas(os) foram recebidas(os) com programação especial nos dias 14 e 15 de março, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN). Ao todo, mais de oito mil novas(os) estudantes ingressaram nos 12 campi da UFPA. A programação também foi transmitida ao vivo pelo canal UFPA Oficial no YouTube.

Fotografia mostra parte de uma plateia sentada em poltronas de cor terrosa. O público é composto majoritariamente por jovens que estão de frente para uma grande tela onde está projetada a imagem do reitor da UFPA, um homem branco de cabelos grisalhos. Ele aparece em ângulo do abdômen para cima, usa óculos, camisa social de cor clara e terno de cor escura.

Boas-vindas – As(Os) calouras(os) foram saudadas(os) por representantes da administração superior e de movimentos estudantis, além do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho que, apesar da ausência em razão de agenda institucional fora do estado, fez questão de levar palavras de incentivo às(aos) ingressantes. “Aqui, nos esforçamos para que o discente tenha a melhor formação possível. Tenho certeza que vocês viverão muitos momentos de enriquecimento intelectual e aprendizagem. Serão momentos que marcarão as suas vidas”, disse o reitor em mensagem gravada. “Temos preocupação em formar não apenas excelentes profissionais, mas pessoas que possam assumir funções de lideranças para nossa sociedade compreendendo a importância de promovermos a cidadania plena para todas as pessoas no país. Queremos muito que vocês contribuam com essa cultura de valorização e respeito à diversidade e que compreendam o esforço institucional para promover a inclusão na nossa instituição”, enfatizou.

Imagem mostra pró-reitora de ensino de Graduação e reitora em exercício, Selma Costa Pena, mulher parda de cabelos curtos e crespos. Ela segura um microfone e está de pé. Usa blusa de cor laranja e calça de cor azul. A cena mostra outras duas mulheres sentadas próximas a ela.

A pró-reitora de ensino de Graduação e reitora em exercício, Selma Costa Pena, ressaltou a fala do reitor e destacou duas das grandes frentes de defesa da UFPA: a excelência acadêmica e a inclusão. “Queremos formar profissionais com muitos conhecimentos e muitos aprendizados, mas também que tenham compromisso com a nossa sociedade e com a nossa região”, disse a professora, que convidou as(os) estudantes a defender a universidade pública. 

Este ano, a Semana da(o) Caloura(o) teve como tema “Ciência e Educação para o Futuro da Amazônia”. Além da programação especial, no evento foi apresentado um pouco da universidade, das pró-reitorias e das bolsas e auxílios ofertados pela instituição. A programação contou, ainda, com campanha de doação de sangue e de coleta de materiais usados pelas(os) calouras(os) durante os estudos e visitas guiadas, a fim de que todas(os) possam conhecer a UFPA e se integrar à comunidade universitária.

Imagem destaca, ao centro, a personagem Hulck, caminhando entre a plateia que está sentada no grande auditório. Hulck é uma personagem de corpo grande, forte e na cor verde. Ele usa uma blusa de cor clara rasgada verticalmente e uma bermuda, também rasgada, de cor escura.

Apresentação da SBPC – De 7 a 13 de julho deste ano, no Campus Guamá, será realizada a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), evento de grande importância para a ciência nacional. Como forma de integrar as(os) recém-chegadas(os) à instituição, a organização preparou uma interação lúdica para as(os) estudantes durante as boas-vindas. A apresentação contou com performances de personagens da ficção científica, como o Homem de Ferro, Huck, Sheldon e Emmy e o Doutor Emmett Lathrop, todos cientistas. O professor Marcos Diniz, diretor-geral do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) e integrante da comissão organizadora local no evento, enfatizou a importância de as(os) discentes participarem, trazendo informações de como colaborar com o evento (mais informações sobre a SBPC na UFPA no site https://sbpc.ufpa.br/)

Aula magna – “Ciência e Educação para o Futuro da Amazônia”, esse foi o tema da conferência que contou com o palestrante convidado, Alan Alves Brito, membro da SBPC, e professor com pesquisas que focam questões variadas de Astronomia/Física/Astrofísica, Educação e Divulgação em Ciências, muitas delas envolvendo também questões étnico-raciais e de gênero nas Ciências Exatas.

“Nesse diálogo, há a necessidade de olhar pro bioma não somente de cima, por satélite, mas também pensar nessa relação integrada com a natureza, que é o que nos propõe esse encontro fantástico da SBPC”, disse o pesquisaor. Que também fez o convite para que todas(os) participem da SBPC.

Fotografia do professor Alan Alves Brito. Ele é um homem negro que usa tranças nos cabelos. Ele usa uma camisa de mangas curtas na cor preta e segura um microfone. Atrás do professor há uma tela com a palavra "Física" projetada.

Durante a aula, o professor Alan Alves Brito destacou a questão da sustentabilidade e do desenvolvimento e defendeu a necessidade de um novo contrato social capaz de estimular a ética, o bem-viver e a coexistência, deixando para traz narrativas científicas que excluam não só o pensamento, mas a metade da população. Para o cientista, é importante “construir de fato um outro projeto de sociedade”.

A universidade para todos – A Assessoria de Diversidade e de Inclusão Social (ADIS) e a Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), responsáveis por políticas de inclusão e permanência das(os) estudantes na UFPA, tiveram destaque na programação. O papel de cada unidade, bem como as ações que são desenvolvidas, foram resumidas dentro da programação montada.

Fotografia da professora Zélia Amador de Deus, uma mulher negra que está com os cabelos trançados. Ela usa uma roupa escura com sobreposição de uma echarpe com estampa étnica. Zélia está falando ao microfone.

“Temos nos esforçado ao longo do tempo para tornar esta Universidade cada vez mais diversa. Nós começamos com as politicas de ação afirmativa voltadas para um determinado grupo, cuja a finalidade é eliminar desigualdades em decorrência de racismo, machismo, classismo, capacitismo, homofobia, transfobia. O respeito é grande antidoto para lidar com a diversidade em condições de igualdade,” ressaltou a coordenadora da ADIS, professora Zélia Amador de Deus.

Assistência e acessibilidade estudantil na Universidade Federal do Pará como auxílio moradia, permanência, kit acadêmico, creche, casa do estudante, tecnologia assistiva, plantão psicológico, dentre outros, estão entre as políticas de permanência da(o) estudante.

Fotografia do diretor da Saest, Ronaldo Araújo, um homem branco, de cabelos escuros e curtos. Ele está de pé, usa óculos e veste camisa de cor clara, blazer preto e calça jeans. Ele está falando ao microfone.

“Hoje, 80% dos estudantes da UFPA são de famílias vulneráveis do ponto de vista socioeconômico. O perfil dos nossos estudantes é fundamentalmente de origem trabalhadora, por isso é muito importante que vocês calouros, que estão entrando na Universidade, conheçam e tenham acesso às informações para que possam utilizar ou para que possam ajudar alguns colegas a utilizar os serviços e auxílios oferecidos,” disse o diretor da Saest, Ronaldo Araujo.

Para ter acesso às ações de Assistência Estudantil, as(os) estudantes devem estar inscritos no Cadastro Geral de Assistência Estudantil (CADGEST), disponível na página da Saest.

Sonhos e expectativas – A expectativa das(os) calouras(os), muitas vezes, é um misto de sentimentos, principalmente o de alcançar objetivos profissionais, desenvolvimento pessoal, muito aprendizado e, claro, a realização do sonho do diploma universitário.

Fotografia posada de jovem negra. Ela tem cabelos longos e trançados, usa brincos em formato de argolas e sorri. Está de pé na frente de um totem com a impressão de vários livros e mantém os braços cruzados à frente do corpo segurando uma pasta com a mensagem "Semana do Calouro 2024".

Aprovada em Turismo, Maria Vitória, disse estar ansiosa para iniciar o curso “Eu sempre quis cursar Turismo e quando soubemos do resultado foi uma festa. Sou a primeira pessoa da família do meu pai a ingressar numa universidade pública. Espero o meu curso com muita expectativa e hoje essa palestra da Semana do Calouro foi de suma importância, porque eu pude conhecer um pouco mais da universidade, saber dos projetos e serviços que ela oferece e que são importantes para nós que estamos chegando agora”, avaliou a caloura.

O calouro Matheus Kauã, que ingressou no curso de Estatística, falou sobre cursar a graduação na maior universidade do Norte do país. “A Semana do Calouro é a oportunidade de conhecer melhor a universidade e os movimentos estudantis que existem nela. O auge foi a aula magna, assunto muito interessante. Estou ansioso com uma grande expectativa de aprender, me envolver nos projetos de iniciação científica e já começar um caminho profissional”, destacou.

Campanha solidária – A parceria da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) com a UFPA, com uma Unidade Móvel do Hemopa para a captação de doadores de sangue e medula óssea, participou de mais uma edição da Semana da(o) Caloura(o). A campanha seguirá até o dia 19 de março, de 8h às 16h.

Para doar sangue, é necessário estar bem alimentada(o), pesar mais de 50 quilos, apresentar bom estado de saúde, não ter apresentado sintomas de gripe/resfriado por 10 dias e ter um documento de identificação original com foto. Menores de 16 anos de idade devem ter autorização das(os) responsáveis. Já para se cadastrar para doação de medula óssea, é preciso ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue, não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso. Para o cadastro, será colhida uma amostra de sangue (5ml) para realização do teste de compatibilidade (HLA).

A gravação da programação dos dois dias de recepção está disponível no Canal UFPA Oficial no YouTube.

Leia mais:

TEXTO: Nilmara Melo - Assessoria Institucional da UFPA

FOTOS: Oswaldo Forte - Ascom UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo