Com o tema Trabalho e Educação na Amazônia, reformas educacionais e a formação dos(as) trabalhadores(as), a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE), realizará, nos dias 27 a 29 de novembro, o XIII Seminário Nacional sobre Trabalho e Educação. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.
O XIII Seminário sobre Trabalho e Educação é um evento que acontece a cada dois anos e reúne pesquisadores(as), professores(as), estudantes de graduação e pós-graduação, membros(as) de associações e instituições da sociedade civil de todo o Brasil para discutir as relações entre a escola e o mundo do trabalho.
“Com esta temática, a gente se propõe a debater sobre as formas específicas de organização do trabalho da Amazônia e as demandas que vêm sendo feitas para a educação, em particular para a escola pública, e a forma como a escola pública pode e deve se organizar para dar respostas adequadas a essas diferentes formas de organização do trabalho da Amazônia. Vamos discutir muito firmemente as reformas educacionais, particularmente a reforma do ensino médio, que tem um efeito absolutamente nocivo à juventude brasileira, uma reforma que está em processo de implementação e que tem recebido críticas de muitos pesquisadores em todo o país”, disse o professor Ronaldo Araújo, coordenador do GEPTE.
De acordo com o professor Doriedson Rodrigues, membro do GEPTE, o seminário também destaca a importância de problematizar a formação de educadores na Amazônia, considerando as políticas educacionais em pauta e as condições de vida dos povos e das comunidades tradicionais, com suas singularidades, particularidades e universalidades, bem como as desigualdades sociais locais. “É importante a luta por uma formação por inteiro para a classe trabalhadora, com escolas com amplas estruturas, acesso aos conhecimentos e saberes sócio-históricos produzidos, em integração, financiamento público e gestão democrática, com respeito à autonomia docente e de gestão, e com uma formação ampla”, ressalta o professor.
Submissão de trabalhos – Quem desejar apresentar trabalhos pode submeter a apresentação por meio do site do seminário até o dia 22 de outubro. Os trabalhos devem ser vinculados a um dos GTs do evento: Juventude, trabalho e educação; Educação básica, tecnologias, trabalho e movimentos sociais na Amazônia; Política educacional, ensino médio e formação humana integral; Educação profissional e tecnológica; Trabalho e formação por alternância; Infância, trabalho, relações étnico-raciais e de classe.
O XIII Seminário Nacional sobre Trabalho e Educação é uma realização da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (Propesp/UFPA), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/UFPA), que financia boa parte do evento, além de ter o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a organização dos pesquisadores e estudantes vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE).
Serviço:
XIII Seminário sobre Trabalho e Educação
Data: 27 a 29 de novembro
Submissões: até 22 de outubro de 2024, no site do evento
Inscrições: até 27 de novembro, no site do evento