Mostra que reunirá a pluralidade da produção cinematográfica universitária brasileira, a 9ª edição do Toró – Festival Audiovisual Universitário de Belém terá uma programação cheia de atrações entre os dias 9 e 11 de dezembro, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso. Iniciativa do Núcleo de Produção Audiovisual (Nupa), projeto de extensão criado em 2011 no Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, o evento destaca obras produzidas por estudantes de universidades e institutos federais de diferentes regiões do país, fortalecendo a difusão e democracia do cinema nacional. A entrada é gratuita.
O Toró é um espaço essencial para troca e experimentações de produções entre estudantes e profissionais do audiovisual , permitindo um espaço de visibilidade às narrativas amazônicas e de outras regiões do país. Além da exibição de filmes, o evento também abre espaço para debates e discussões acerca das obras.
“A importância do evento está no fortalecimento e consolidação da UFPA e de Belém como ponto de partilha de audiovisualidades produzidas nas mais diversas universidades brasileiras. Além disso, o evento é um bom espaço para envolver o corpo discente do curso de Cinema da UFPA na prática de realização de eventos e mostras, programações que fazem parte da carreira de todo e toda cineasta”, destaca Ronald Jesus, coordenador do festival.
Ao todo, cerca de 50 filmes serão exibidos no festival, distribuídos entre mostras competitivas e não competitivas, ao longo dos três dias. Ainda dentro da programação, ocorrerá a entrega dos troféus das produções vencedoras das categorias de Melhor Filme Experimental, Documental e Ficção, escolhidos pelo júri oficial e pelo voto popular. O festival também concede o Prêmio Ana Lobato ao melhor filme da Região Norte exibido nesta edição.
A programação completa pode ser conferida no perfil do Festival Toró.
Serviço:
9º edição do Toró – Festival Audiovisual Universitário
Data: 9 a 11 de dezembro de 2025
Local: Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso
Entrada aberta ao público