A Universidade Federal do Pará (UFPA) promove nesta quarta-feira, 21, a cerimônia de conclusão das residências Médica e Multiprofissional – Turma 2018. Mais de cem residentes de diversas especialidades participam do evento, que ocorre no Centro de Convenções Benedito Nunes, Campus Guamá da UFPA, às 18h. Somente dos hospitais universitários Bettina Ferro de Souza e João de Barros Barreto, vinculados ao Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, são 41 médicos concluintes e 31 da multiprofissional, que estiveram em treinamento de serviço no período de dois a três anos.
Para a chefe da Unidade de Pós-graduação e Residência do Complexo Hospitalar da UFPA, professora Laura Maria Tomazi Neves, as residências do Bettina Ferro e Barros Barreto atuam como uma forma de possibilitar aos recém-graduados da saúde e áreas afins que façam pós-graduação com qualidade, sem sair do seu estado de origem. Ela informa que nos hospitais, durante a residência, são ofertadas bolsas de estudo e possibilidades dos residentes fazerem intercâmbios, firmados com instituições parceiras do Brasil, como o Instituto Nacional do Câncer, Hospital da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Hospital de Clínicas de Porto Alegre; e de outros países, como Itália e França.
Especialidades – Segundo professora Laura, ao ofertar residências médica e multiprofissional, a UFPA honra com um dos eixos de sustentação da Universidade, que é a formação de profissionais para a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). A formação das residências médicas no HUBFS tem duração de três anos nas especialidades de otorrinolaringologia, oftalmologia, pediatria e ginecologia e obstetrícia.
Quanto ao HUJBB, as especialidades são realizadas dentro do prazo de dois a três anos nas áreas: médicas – anestesiologia, clínica médica, clínica cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, infectologia, medicina de saúde e comunidade, endocrinologia, geriatria, pneumologia, dermatologia, cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia Torácica; uniprofissionais, destinadas aos profissionais da buco-maxilo-facial; e multiprofissionais em oncologia e saúde do idoso e pacientes críticos, para as áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social, biomedicina e terapia ocupacional e odontologia.
Recebem também diploma de especialistas os residentes dos programas de Medicina Veterinária, do Campus de Castanhal; de Enfermagem Obstétrica, Faculdade de Enfermagem – Santa Casa de Misericórdia do Pará; Clínica Integrada, do Instituto de Ciências da Saúde (ICS); e de residência Multiprofissional do Hospital Santo Antônio Maria Zacharias, do município de Bragança.
Para o superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, o médico e sociólogo Paulo Roberto Amorim, a formatura dos residentes do Bettina Ferro e Barros Barreto é a constatação de que “os hospitais do Complexo cumprem com o seu papel de ensino, pesquisa e assistência, por garantir à sociedade mais necessitada profissionais altamente qualificados para o atendimento especializado, considerando a carência de profissionais especialistas na rede pública do estado do Pará.”
Convidados – Para a cerimônia foram convidadas autoridades da UFPA e de organizações parceiras e de instituições de ensino. A realização do evento tem o apoio da Superintendência do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, sob a responsabilidade do médico e sociólogo Paulo Roberto Amorim, e reitoria da UFPA.
Texto: Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Divulgação