Na última terça-feira (11), foi realizada, no auditório da Reitoria, a Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE) do PDI 2016 – 2025 da UFPA. A reunião contou com a participação do reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira da Silva, dos pró-reitores e seus diretores, do dirigente da SIND (Superintendência de Inovação e Desenvolvimento da UFPA) e do representante da Diverse (Superintendência de Políticas Afirmativas e Diversidade da UFPA).
Realizada no início de cada ano, a reunião tem o objetivo de avaliar os resultados obtidos no ano anterior, considerando as ações realizadas e iniciativas estratégias adotadas pela UFPA para o alcance das metas previstas no PDI e atingir os objetivos estabelecidos. O evento é coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional-Proplan, por meio da Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi/Proplan).
Para o reitor Gilmar Pereira da Silva, “é muito importante que a gestão da UFPA possa monitorar, avaliar e debater os resultados alcançados a cada ano, avaliando o impacto deles para a sociedade. Neste ano, esta reunião é ainda mais estratégica, pois as discussões servirão para a construção do novo PDI da UFPA – 2026 – 2035, que será coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan)”, destaca o reitor.
A reunião foi conduzida por Cristian Mayko, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), que apresentou o desempenho dos indicadores e andamento das iniciativas no ano de 2024 sob a responsabilidade das unidades estratégicas. E, ao final, foi apresentado o desempenho geral do PDI da UFPA, que alcançou 89%, considerando 42 indicadores mensurados em 2024. Destes indicadores, 30 (71%) apresentaram um desempenho acima de 90% de alcance da meta, considerado um ótimo desempenho.
Plano de Desenvolvimento Institucional – O PDI 2016 – 2025 da UFPA é composto de 5 perspectivas institucionais, 20 objetivos estratégicos e 44 indicadores para mensurar o avanço da Universidade no cumprimento de sua missão institucional. Para conhecer melhor, basta acessar aqui.

