UFPA realiza cerimônia em homenagem ao centenário do professor emérito Manuel Ayres

A Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza cerimônia em homenagem ao centenário do professor emérito Manuel Ayres nesta terça-feira, 18 de fevereiro. Fundador e primeiro diretor do então Centro de Ciências Biológicas, precursor do atual Instituto de Ciências Biológicas, Manuel Ayres foi um dos mais notáveis acadêmicos da história da UFPA. 

Nascido em 1925, no município de Óbidos, Pará, o professor Manuel Ayres deixou um legado extraordinário na área acadêmica e na saúde pública. Além de atuar como professor titular da UFPA e ter passado pela gestão do Centro de Ciências Biológicas entre 1971 e 1974, ele desempenhou um papel importante como secretário de Saúde do Estado do Pará entre 1975 e 1979, período em que foi fundamental para a criação da Fundação Hemopa-PA, que, até hoje, é referência em hemoterapia no estado. Como reconhecimento de sua notável contribuição, um dos prédios anexos ao Instituto de Ciências Biológicas foi nomeado em sua homenagem.

Autor de mais de 50 publicações científicas em revistas internacionais, o professor também foi o criador do BioEstat, um software amplamente utilizado na área de Bioestatística para aplicações nas ciências biomédicas. Sua trajetória e dedicação à ciência e à saúde são um exemplo para gerações futuras, com um grande impacto para a sociedade paraense.

Aberta à participação de todos, a programação da homenagem contará com a presença da vice-reitora da Universidade Federal do Pará, Loiane Prado Verbicaro, do diretor-geral do Instituto de Ciências Médicas, professor Silvestre Savino Neto, e da diretora-geral do Instituto de Ciências Biológicas, professora Renata Coelho Rodrigues Noronha.

Serviço:

Cerimônia de homenagem ao centenário do professor emérito Manuel Ayres

Data: 18/2/2025

Hora: 10h

Local: Salão Nobre do Instituto de Ciências Médicas

Endereço: Av. Generalíssimo Deodoro, 01, Umarizal, Belém-Pará

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo