A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), realiza, dos dias 16 a 19 de dezembro de 2025, o V Seminário de Projetos Educacionais (Sepeduc) e o III Seminário Institucional Integrado do Pibid. Os eventos, que ocorrem de forma totalmente remota, reúnem mais de 290 trabalhos em vídeo e discutem a importância dos projetos de ensino para a formação acadêmica na Universidade. Entre os objetivos dos seminários, está o de reunir docentes e discentes de todos os campi da Universidade Federal para socializar ações, resultados e experiências desenvolvidas pelos programas de ensino da instituição.
A programação conta com mesas temáticas, conferências, minicursos e apresentação de 298 trabalhos em vídeo, produzidos por estudantes e professores envolvidos nos Programas Labinfra, Monitoria, Monitoria Voluntária, Tutoria Discente, Programa de Educação Tutorial (PET) e Pibid, referentes aos anos de 2023, 2024 e 2025. As produções estão disponíveis no site oficial do evento.
Para a diretora de Inovação e Qualidade do Ensino da Proeg, Fátima Pessoa, os seminários cumprem um papel essencial ao promover a circulação do conhecimento produzido nos projetos de ensino. “É um evento importante, porque dá publicidade ao trabalho realizado em projetos que envolvem os estudantes em questões próprias do ensino. Eles dão visibilidade ao que os alunos têm realizado junto a seus orientadores e coordenadores. Essa é a importância do evento”, explica.
Programação – Os vídeos produzidos pelos participantes serão exibidos na abertura das atividades remotas síncronas a partir de 16 de dezembro, no canal oficial da UFPA no YouTube, bem como as conferências dos eventos, com a participação de gestores da instituição que irão debater temas, como: a relevância científica e política da UFPA na produção de conhecimento sobre a Amazônia, a construção de uma formação superior alinhada às demandas de uma universidade multicampi, as ações e os desdobramentos da participação da UFPA na COP 30 e os desafios sociais contemporâneos e as políticas de ensino na graduação.
Durante os dias de programação, docentes e discentes terão acesso a debates sobre temas centrais da formação universitária, como: relações entre teoria e prática na formação humanística e profissional, indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, vínculo entre universidade e escolas da educação básica, especificidades da formação no território amazônico, desafios contemporâneos das políticas de ensino e defesa da pluralidade como princípio institucional. Todos os inscritos na plataforma “SIG-Eventos” até 10 de dezembro receberão certificação como ouvintes ou apresentadores.
O Sepeduc e o Seminário Institucional Integrado do Pibid ocorrem anualmente e são realizados de forma conjunta, desde 2018. Em 2025, o formato remoto foi retomado em razão das particularidades do calendário acadêmico no ano da COP 30, sediada em Belém, além de ter o benefício de ampliar a participação dos demais campi da Universidade.
“Esse é um evento que alcança discentes, coordenadores e supervisores de todos os campi da UFPA. Realizá-lo de forma remota garante que toda a comunidade acadêmica, na realidade multicampi, possa ter acesso ao evento. A expectativa é que haja uma participação significativa dos nossos discentes, supervisores e orientadores, na troca dos saberes produzidos e na discussão sobre como os projetos estão sendo realizados e quais boas práticas podem ser compartilhadas”, enfatiza.
